Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669
Compartilhe esta página
Título: | NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos |
Autor(es): | SILVA, Tainara Cleciane da |
Palavras-chave: | Educação Escolar Quilombola; Narrativas (Auto) Biográficas; Descolonialidade |
Data do documento: | 4-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, Tainara Cleciane da Silva. NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este artigo busca compreender as narrativas de memória sobre educação escolar e descolonialidade na mata sul pernambucana. A pesquisa se inscreve na abordagem qualitativa, com enfoque no estudo de caso à luz das narrativas quilombolas sobre a educação escolar e descolonialidade. A educação escolar quilombola alia-se às narrativas (auto) biográficas num movimento reflexivo e de compartilhamento de histórias e práticas voltadas para a educação escolar quilombola. Como instrumentos para coleta das informações, nos utilizamos da produção audiovisual e entrevista narrativa. Os resultados revelam que a comunidade quilombola dos Timóteos vislumbra um fazer educativo alicerçado no saber ancestral, desvelando uma identidade em política que suscita num movimento de desobediência política e epistêmica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tainara Cleciane da Silva.pdf | 251,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons