Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669

Compartilhe esta página

Título: NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos
Autor(es): SILVA, Tainara Cleciane da
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola; Narrativas (Auto) Biográficas; Descolonialidade
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: SILVA, Tainara Cleciane da Silva. NARRATIVAS DE MEMÓRIA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESCOLONIALIDADE NA MATA SUL PERNAMBUCANA: o caso da comunidade quilombola dos Timóteos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este artigo busca compreender as narrativas de memória sobre educação escolar e descolonialidade na mata sul pernambucana. A pesquisa se inscreve na abordagem qualitativa, com enfoque no estudo de caso à luz das narrativas quilombolas sobre a educação escolar e descolonialidade. A educação escolar quilombola alia-se às narrativas (auto) biográficas num movimento reflexivo e de compartilhamento de histórias e práticas voltadas para a educação escolar quilombola. Como instrumentos para coleta das informações, nos utilizamos da produção audiovisual e entrevista narrativa. Os resultados revelam que a comunidade quilombola dos Timóteos vislumbra um fazer educativo alicerçado no saber ancestral, desvelando uma identidade em política que suscita num movimento de desobediência política e epistêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50669
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tainara Cleciane da Silva.pdf251,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons