Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50675

Compartilhe esta página

Título: A travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste / Rayanne Alves de Moura.
Autor(es): MOURA, Rayanne Alves de
Palavras-chave: Mulher; Universidade; Maternidade
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: MOURA, Rayanne Alves de. A travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este estudo se propõe a compreender a trajetória de Mulheres-Estudantes-Mães dos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste, de modo que tem como objetivo destacar aspectos significativos elencados pelas estudantes mães dos cursos noturnos da UFPE a respeito do entrelace entre a maternidade e a universidade considerando as assistências a elas direcionadas. Para tanto, as principais fontes de pesquisa foram a revisão bibliográfica junto ao uso de questionários online enviados as participantes. No que concerne ao trato metodológico, este seguiu a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), abordando percepções e realizando inferências a partir do aporte teórico e dos relatos trazidos pelas participantes. Diante dos dados, problematizou-se questões de cunho sócio histórico ligadas tanto à Maternidade, quanto à Educação Infantil e à Universidade tendo em conta os requerimentos e assistências prestadas pelo âmbito acadêmico aludido. Desta forma, o estudo se justificou pela necessidade de tratar e refletir o espaço-tempo necessário à Mulher Mãe-Estudante para que possa desenvolver suas aprendizagens no espaço acadêmico uma vez que é perpassada por fatores que influenciam seu ingresso e permanência no contexto universitário. Os dados evidenciaram que os construtos histórico-sociais, implicações emocionais, questões financeiras, participação paterna na vida dos filhos, presença ou falta de rede de apoio, atenção à perspectiva do cuidado de si, a existência e aquisição das assistências estudantis, bem como a necessidade de refletir o acolhimento e espaços como fraldário e sala de amamentação são fatores constituintes do contexto maternidade-universidade. Também nos sinalizam sobre a importância e o sentido da das Universidades Públicas, especificamente no que se refere a seu projeto de interiorização, permitindo o acesso à educação gratuita e de qualidade para além dos grandes centros, se revelando em materialização de direito a todas e todos, e com isso possibilitando o alcance às camadas populares, que incluem as participantes dessa pesquisa, na construção, estudo, reflexão, traçar de caminhos, tentativas e sonhos frente a novas perspectivas de cunho pessoal e profissional para as mulheres mães, para as crianças, infâncias e para o mundo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50675
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayanne Alves de Moura (2).pdfA travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons