Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50714

Compartilhe esta página

Título: Relação entre desempenho acadêmico e participação no mercado de trabalho: uma análise dos estudantes de Economia a partir dos dados do ENADE de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018.
Autor(es): SILVA, Valeska Ariele Lima da Silva
Palavras-chave: Capital Humano; Trabalho; Desempenho Acadêmico; ENADE
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: SILVA. Valeska Ariele Lima da. Relação entre desempenho acadêmico e participação no mercado de trabalho: Uma análise dos estudantes de Economia a partir dos dados do ENADE de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Ciências Econômicas- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O Capital Humano passou a ser integrado na economia a partir do século XX com o intuito de observar os contrastes existentes nos níveis de produção industrial, tendo como base o liberalismo econômico. Na forma de educação, ele é indispensável para o desenvolvimento econômico, já que o capital total da produção é dado pela soma do capital humano com outros tipos de capitais. Dessa forma, por conta da atual situação econômica do Brasil, a maioria dos jovens está incluída no mercado de trabalho e muitas vezes conciliam os estudos com o trabalho, o que em alguns casos pode acarretar consequências negativas como, por exemplo, o abandono escolar, que atualmente tem se expressado em altos índices, principalmente por parte dos alunos do ensino superior. Logo, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a participação no mercado de trabalho e o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Econômicas, tendo como base os microdados do ENADE nos anos de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018. O procedimento metodológico base para o desenvolvimento dessa pesquisa é de natureza descritiva e exploratória a partir de uma análise quantitativa, utilizando como modelo de regressão o Modelo Multinível, já que existem estruturas aninhadas de dados, onde a estrutura de dados agrupados apresenta dois níveis, com estudantes (nível 1) aninhados em turmas (nível 2), o modelo foi feito separadamente para as Universidades públicas e privadas. Utilizando o modelo com interceptos e inclinações aleatórias, foi possível concluir que tanto nas Universidades públicas quanto nas Universidades privadas quanto mais horas o estudante dedica ao trabalho pior a sua nota, conduto a tendência nas instituições privadas foi diferente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50714
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Valeska Ariele Lima da Silva.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons