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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50727

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Título: Entre azougadas e andanças : movimentos curriculares de gênero e sexualidade na rede pública de ensino de Pernambuco
Autor(es): ALVES, Isabella Nara Costa
Palavras-chave: Conservadorismo; Currículo; Gênero; Sexualidade; Análise do discurso
Data do documento: 8-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALVES, Isabella Nara Costa. Entre azougadas e andanças: movimentos curriculares de gênero e sexualidade na rede pública de ensino de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O estudo investiga espaços-tempos institucionais que (re)existem em meio aos vultos, propagações e amplitudes de uma onda (neo)conservadora que atinge o país e disputa sentidos sobre a educação de crianças, jovens e adolescentes, tendo como principal estratégia a instalação do pânico moral em torno de uma suposta ameaça à ordem social representada pelo sintagma “ideologia de gênero”. Advém da necessidade de lançar olhares não somente para os processos regulatórios, de silenciamento ou (re)produção de preconceitos e discriminações, mas, também, para as atividades e práticas (des)construtivas no campo educacional. Participaram da pesquisa onze docentes e técnicas/os que atuaram em projetos de formação docente e discente em gênero e sexualidade na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, no período de 2018 a 2021. A constituição do corpus se deu por comunicação informal, que se caracteriza por conversas com as pessoas que se disponibilizam a integrar o estudo. Tal estratégia é tomada como “experimentação errante”, metodologia construída no processo de investigação, de acordo com as necessidades interpeladas pelo objeto de pesquisa e pelos modos de operação teórica. A pesquisa mostrou que os impactos dos movimentos neoconservadores são sentidos em diferentes municípios do Estado através de ataques de grupos religiosos conservadores a docentes e escolas que desenvolvem projetos sobre equidade de gênero, linguagem neutra e enfrentamento à lgbtfobia; e da proposição de projetos de leis que tentaram proibir qualquer referência à educação sexual na rede de ensino e nas bibliotecas públicas de Pernambuco. No entanto, discursos opostos disputam a hegemonia no campo educacional e têm conseguido obstruir de forma criativa as investidas reacionárias, mostrando que todo movimento político é um processo dinâmico e as relações equivalenciais entre demandas educativas e curriculares que sustentam os atuais retrocessos não anulam os fluxos diferenciais. A produção de sentidos sobre gênero e sexualidade envolve vontades, afetos, linguagens e práticas políticas que sempre surpreendem as normatizações e regulações, revelando as fissuras de toda estrutura social.
Descrição: OLIVEIRA, Anna Luiza A. R. Martins de, também é conhecida em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Anna Luiza Araújo Ramos Martins de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50727
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