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Título: A pandemia do covid-19 e seus efeitos sobre a economia.
Autor(es): SILVA NETO, Nelson Fernandes da
Palavras-chave: Impacto econômico; E-commerce; Covid-19
Data do documento: 11-Mai-2023
Citação: SILVA NETO, Nelson Fernandes da. A pandemia do covid-19 e seus efeitos sobre a economia.. 2023. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Econômicas, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O objetivo desse trabalho é indicar, de forma preliminar, os possíveis efeitos da pandemia da covid-19 sobre a economia brasileira. Para atender a tal objetivo, foi realizado uma pesquisa exploratória de revisão de bibliografia e observação de dados disponíveis em artigos científicos de revistas e sites que coletam informações sobre a pandemia. No mundo, as medidas incluíram injetar recursos na economia, cortar impostos e fornecer subsídios a empresas afetadas pela crise. No Brasil, políticas como auxílio emergencial para populações de baixa renda e linhas de crédito para empresas foram adotadas. Além disso, algumas regras trabalhistas e tributárias foram flexibilizadas na tentativa de estimular a atividade econômica. No entanto, as políticas adotadas têm sido objeto de debate sobre sua eficácia no enfrentamento da crise econômica desencadeada pela pandemia. Com o isolamento social e a implementação de medidas restritivas, muitas empresas e indústrias foram obrigadas a fechar suas portas ou reduzir sua capacidade de produção, resultando em perdas financeiras significativas. Já os consumidores tiveram que se ajustar à nova realidade de compras online e redução de renda, levando a uma mudança nos hábitos de consumo e prioridades de gastos, assim, os hábitos dos consumidores ficaram cada vez mais remotos e, diante disso, empresas e prestadores de serviços precisaram adotar estratégias para se adaptar à nova realidade de serviços remotos. Diante desse cenário, muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente às novas circunstâncias para sobreviver. A digitalização se tornou uma das principais formas de manter as empresas funcionando, com muitas delas migrando suas operações para plataformas online. Dentro desse contexto, houve o aumento de 120% na criação de lojas virtuais no Brasil. No entanto mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, os avanços na digitalização e a adaptabilidade do consumidor garantiu com que o comércio eletrônico chegue a patamares cada vez mais alto. Esta nova forma de consumo (online) já tinha grande fatia das vendas e comércio de forma geral, porém com o surgimento da Covid-19 obteve um expressivo aumento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50757
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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