Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Thiago Fernando de Lima-
dc.date.accessioned2023-06-06T14:03:42Z-
dc.date.available2023-06-06T14:03:42Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.date.submitted2023-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as atividades propostas de juros simples e compostos presentes em duas coleções de livros didáticos de matemática do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. Fundamentamos teoricamente o trabalho a partir da descrição de conceitos a respeito da matemática financeira e da educação financeira. Além disso, expusemos noções associadas a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, complementada pela classificação de atividades proposta por Santos Júnior. A pesquisa é de abordagem qualitativa e desenvolvemos o tipo de pesquisa documental. Escolhidos os livros que foram utilizados na análise coletamos os dados e partimos para analisar as atividades propostas. Na análise, foram apresentadas às atividades junto com á análise praxeológica e a classificação de suas abordagens, levando-nos a entender como as noções de juros simples e compostos estão sendo trabalhados nos livros didáticos de matemática. Em termos gerais, observamos que às atividades não apresentam condições suficientes para que a matemática financeira seja uma ferramenta da educação financeira, ressaltando em sua maioria abordagens restritas ao ambiente escolar ou de manipulação matemática.pt_BR
dc.format.extent97p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJuros simplespt_BR
dc.subjectJuros compostospt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAnálise praxeológica das temáticas juros simples e compostos em atividades propostas de livros didáticos de matemática do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThe current work has the objective of analyze the proposed activities of simple interests in two collections of high school didactic math books approved on the National Book and Didactic Material Program of 2021. We theoretically substantiate the work starting from the description of concepts on financial math and financial education. Furthermore, we exposed associated notions to the Anthropological Theory of the Didactic (ATD) from Yves Chevallard, complemented by the classification of proposed activities by Santos Júnior. The research is of qualitative approach and we developed the documental research. Choosing the books used in the analysis we collected the data, and we went to analyze the proposed activities. In the analysis, the activities were presented following the praxeological analysis and the classification of its approaches, leaving us to understand how the notions of simple and composed interests are being worked on by didactic math books. In general terms, we observe that the activities seem to not present the sufficient conditions so that financial math becomes a tool of financial education, highlighting in its majority, approaches restricted to the scholar environment or of mathematical manipulation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc defesa (3) (2).pdfANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS TEMÁTICAS JUROS SIMPLES E COMPOSTOS EM ATIVIDADES PROPOSTAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO1,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons