Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Thiago Fernando de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T14:03:42Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T14:03:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as atividades propostas de juros simples e compostos presentes em duas coleções de livros didáticos de matemática do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. Fundamentamos teoricamente o trabalho a partir da descrição de conceitos a respeito da matemática financeira e da educação financeira. Além disso, expusemos noções associadas a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, complementada pela classificação de atividades proposta por Santos Júnior. A pesquisa é de abordagem qualitativa e desenvolvemos o tipo de pesquisa documental. Escolhidos os livros que foram utilizados na análise coletamos os dados e partimos para analisar as atividades propostas. Na análise, foram apresentadas às atividades junto com á análise praxeológica e a classificação de suas abordagens, levando-nos a entender como as noções de juros simples e compostos estão sendo trabalhados nos livros didáticos de matemática. Em termos gerais, observamos que às atividades não apresentam condições suficientes para que a matemática financeira seja uma ferramenta da educação financeira, ressaltando em sua maioria abordagens restritas ao ambiente escolar ou de manipulação matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 97p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Juros simples | pt_BR |
dc.subject | Juros compostos | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Análise praxeológica das temáticas juros simples e compostos em atividades propostas de livros didáticos de matemática do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The current work has the objective of analyze the proposed activities of simple interests in two collections of high school didactic math books approved on the National Book and Didactic Material Program of 2021. We theoretically substantiate the work starting from the description of concepts on financial math and financial education. Furthermore, we exposed associated notions to the Anthropological Theory of the Didactic (ATD) from Yves Chevallard, complemented by the classification of proposed activities by Santos Júnior. The research is of qualitative approach and we developed the documental research. Choosing the books used in the analysis we collected the data, and we went to analyze the proposed activities. In the analysis, the activities were presented following the praxeological analysis and the classification of its approaches, leaving us to understand how the notions of simple and composed interests are being worked on by didactic math books. In general terms, we observe that the activities seem to not present the sufficient conditions so that financial math becomes a tool of financial education, highlighting in its majority, approaches restricted to the scholar environment or of mathematical manipulation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc defesa (3) (2).pdf | ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS TEMÁTICAS JUROS SIMPLES E COMPOSTOS EM ATIVIDADES PROPOSTAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons