Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903
Share on
Title: | Análise praxeológica das temáticas juros simples e compostos em atividades propostas de livros didáticos de matemática do ensino médio. |
Authors: | OLIVEIRA, Thiago Fernando de Lima |
Keywords: | Juros simples; Juros compostos; Matemática financeira; Livro didático |
Issue Date: | 2-May-2023 |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as atividades propostas de juros simples e compostos presentes em duas coleções de livros didáticos de matemática do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. Fundamentamos teoricamente o trabalho a partir da descrição de conceitos a respeito da matemática financeira e da educação financeira. Além disso, expusemos noções associadas a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, complementada pela classificação de atividades proposta por Santos Júnior. A pesquisa é de abordagem qualitativa e desenvolvemos o tipo de pesquisa documental. Escolhidos os livros que foram utilizados na análise coletamos os dados e partimos para analisar as atividades propostas. Na análise, foram apresentadas às atividades junto com á análise praxeológica e a classificação de suas abordagens, levando-nos a entender como as noções de juros simples e compostos estão sendo trabalhados nos livros didáticos de matemática. Em termos gerais, observamos que às atividades não apresentam condições suficientes para que a matemática financeira seja uma ferramenta da educação financeira, ressaltando em sua maioria abordagens restritas ao ambiente escolar ou de manipulação matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc defesa (3) (2).pdf | ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS TEMÁTICAS JUROS SIMPLES E COMPOSTOS EM ATIVIDADES PROPOSTAS DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License