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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903

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Title: Análise praxeológica das temáticas juros simples e compostos em atividades propostas de livros didáticos de matemática do ensino médio.
Authors: OLIVEIRA, Thiago Fernando de Lima
Keywords: Juros simples; Juros compostos; Matemática financeira; Livro didático
Issue Date: 2-May-2023
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar as atividades propostas de juros simples e compostos presentes em duas coleções de livros didáticos de matemática do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. Fundamentamos teoricamente o trabalho a partir da descrição de conceitos a respeito da matemática financeira e da educação financeira. Além disso, expusemos noções associadas a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, complementada pela classificação de atividades proposta por Santos Júnior. A pesquisa é de abordagem qualitativa e desenvolvemos o tipo de pesquisa documental. Escolhidos os livros que foram utilizados na análise coletamos os dados e partimos para analisar as atividades propostas. Na análise, foram apresentadas às atividades junto com á análise praxeológica e a classificação de suas abordagens, levando-nos a entender como as noções de juros simples e compostos estão sendo trabalhados nos livros didáticos de matemática. Em termos gerais, observamos que às atividades não apresentam condições suficientes para que a matemática financeira seja uma ferramenta da educação financeira, ressaltando em sua maioria abordagens restritas ao ambiente escolar ou de manipulação matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50903
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

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