Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50928

Comparte esta pagina

Título : Considerações de professores sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência em uma escola dos anos finais do ensino fundamental de Riacho das Almas/PE.
Autor : SILVA, Thays Ivana
Palabras clave : Formação de Professores; Ensino de Matemática; Educação Inclusiva; Educação Matemática
Fecha de publicación : 28-abr-2023
Citación : SILVA, Thays Ivana. Considerações de professores sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência em uma escola dos anos finais do ensino fundamental de Riacho das Almas/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Essa pesquisa teve por objetivo analisar as considerações de professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino Fundamental quanto a sua formação inicial e continuada frente ao ensino para alunos com deficiência. Nela abordamos as diretrizes curriculares para a formação de professores da Educação Básica, formação de professores de Matemática e o Ensino de Matemática na perspectiva inclusiva. Nosso estudo consistiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Sendo assim, participaram por meio de formulário on-line seis professores que ensinam Matemática nos anos finais do ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal da cidade de Riacho das Almas-PE. A partir da análise identificamos que apesar das orientações quanto a importância da inclusão escolar nos cursos de formação inicial de professores, pouco ainda é abordado nos cursos de licenciatura em Matemática, que a formação continuada torna-se uma necessidade para suprir as demandas específicas dos alunos em sala de aula, a importância de práticas e abordagens significativas para o desenvolvimento do trabalho com a inclusão. A pesquisa é uma sugestão para importantes debates em torno da inclusão escolar, outras pesquisas podem ser feitas no sentido de ampliar o tema por nós abordado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50928
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thays Ivana Silva.pdf407,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons