Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50933

Comparte esta pagina

Título : Efeitos de formigas cortadeiras nas concentrações de nutrientes em solos da Caatinga do Parque Nacional do Catimbau
Autor : NASCIMENTO, Gabriela Brito Cândido do
Palabras clave : 'Atta opaciceps'; Caatinga; Estoques de Nutrientes; Solo
Fecha de publicación : 28-abr-2023
Citación : NASCIMENTO, Gabriela Brito Cândido do. Efeitos de formigas cortadeiras nas concentrações de nutrientes em solos da Caatinga do Parque Nacional do Catimbau. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas - Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As Caatingas de geomorfologia sedimentar representam áreas de importância biológica da Caatinga por ser um ambiente com alto endemismo, muito preservadas, mas vulneráveis devido aos solos pobres. Ainda, é nesse ambiente que ocorrem altas densidades de formigas cortadeiras, devido aos solos serem propícios para o estabelecimento dos seus ninhos. As formigas cortadeiras Atta opaciceps, espécie endêmica da Caatinga, são herbívoros importantes e alteram propriedades físico-químicas nas áreas onde o ninho se estabelece sendo consideradas engenheiras do ecossistema. Devido a construção e manutenção dos seus ninhos gigantescos, elas trazem para a superfície solo mineral, enquanto levam material orgânico coletado para o cultivo dos fungos simbiontes para grandes profundidades, modificando os horizontes edáficos. O objetivo deste estudo foi quantificar o efeito das formigas cortadeiras nas concentrações de nutrientes dos solos em uma área de Caatinga no Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco. Para tanto, foram analisadas as concentrações de quinze elementos: Gálio (Ga), Manganês (Mn), Magnésio (Mg), Potássio, Ferro (Fe), Cálcio (Ca), Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Zinco (Zn), Chumbo (Pb), Titânio (Ti), Silício (Si), Alumínio (Al), além da relação C/N, em nove ninhos de Atta opaciceps analisados em diferentes profundidades (10 cm, 50 cm, 1 m, 1,5 m e 2 m) e em diferentes distâncias (0 m, 5 m e 10 m) dos ninhos. Observamos que determinados elementos foram vistos em concentrações significativamente maiores no solo dos formigueiros em determinadas profundidades, tais como Manganês (Mn), Magnésio (Mg), Potássio (K) e Cálcio (Ca), Gálio (Ga) e Alumínio (Al). Para os nutrientes Mg, Mn e K, estes se mostraram significativamente maiores nos primeiros 10 cm. O nutriente Ca foi significativamente maior em 10 cm, 50 cm, 1,5 m e 2 m. O elemento Ga foi significativamente maior em todos os níveis de profundidades. Já o elemento Al, este foi observado apenas significativamente maior na profundidade de 2 metros. Nossos resultados indicam que a formiga cortadeira Atta opaciceps podem alterar a concentração de nutrientes na área dos seus ninhos, e até mesmo indicar que ninhos de Atta opaciceps diminuam as concentrações de Alumínio, o qual é tóxico para as plantas, favorecendo o recrutamento de plântulas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50933
Aparece en las colecciones: (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Gabriela_Nascimento_2023.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons