Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51020

Compartilhe esta página

Título: Neurociência aplicada à educação matemática: sequência didática envolvendo conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu.
Autor(es): PEREIRA, Semar Bruno Galindo
Palavras-chave: Cognição; Emoção; Psicologia da educação; Formação de conceitos; Espiral da aprendizagem
Data do documento: 4-Mai-2023
Citação: PEREIRA, Semar Bruno Galindo. Neurociência aplicada à educação matemática: sequência didática envolvendo conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A neurociência aplicada à educação é uma área que explica alguns processos de aprendizagem que ocorrem no cérebro e também os aspectos emocionais e afetivos. Por meio do seu estudo, podemos perceber possibilidades de práticas com múltiplas representações de conceitos e sequências didáticas, com a utilização de outros termos. Além disso, com essas múltiplas representações é possível incorporar, nas aulas de matemática, africanidades e jogos matemáticos africanos como também uma forma de implementar a Lei n. 10.639/03. Desse como, temos como problema de pesquisa: quais são as considerações de um grupo de licenciandos em matemática a partir de uma vivência em uma sequência didática com afetividade e múltiplas representações sobre alguns conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu? E como objetivo investigar com um grupo de licenciandos em matemática a realização da sequência didática com afetividade e múltiplas representações sobre conceitos de triângulo do jogo africano Tsoro Yematatu.. Para chegar nesse objetivo, traçamos o caminho metodológico e classificamos nossa pesquisa em básica, qualitativa, descritiva. Assim, utilizamos como procedimento técnico e instrumentos para construção de dados, um levantamento feito por meio de seis questões reflexivas aplicadas antes e durante a vivência de três etapas de uma sequência didática envolvendo os conceitos de altura de um triângulo, ponto médio, interseção e triângulo isósceles. A pesquisa foi realizada com 11 estudantes de uma turma do curso de matemática-licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE – CAA). Temos como principais referenciais teóricos: Amaral e Guerra (2022) e Cosenza e Guerra (2011) que escrevem sobre neurociência e educação; Zabala (2014) e Oliveira (2013) que discutem sequência didática e outros assuntos educacionais; Duval (2012), Prain e Waldrip (2006) e Tytler, Prain e Peterson (2007) que escrevem sobre múltiplas representações; Zaslavsky (2000) e Attie (2022) para a discussão sobre o jogos africanos, especificamente o Tsoro Yematatu; Freire (1996) que escreve sobre a pedagogia, cognição e afetividade e outros autores. Por fim, nas considerações finais, destacamos que os estudantes compreenderam que a sequência apresentada favorece o desenvolvimento de conceitos, como interseção geométrica, a construção do conhecimento e construção dos significados desses conceitos matemáticos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Semar Bruno Galindo Pereira.pdf873,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons