Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51039

Compartilhe esta página

Título: Aleitamento materno exclusivo no contexto da pandemia da covid-19: revisão de escopo
Autor(es): SANTANA, Mirella Fernanda Barbosa
Palavras-chave: aleitamento materno exclusivo; COVID-19; fatores apoiadores na amamentação; fatores dificultadores na amamentação
Data do documento: 15-Mar-2023
Citação: SANTANA, Mirella Fernanda Barbosa. Aleitamento materno exclusivo no contexto da pandemia da COVID-19: Revisão de escopo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: INTRODUÇÃO: Compreende-se o leite materno como um alimento importante no desenvolvimento das crianças e o ato da amamentação é primordial para o binômio mãe e filho e para o aumento do vínculo mãe-bebê. Com a chegada da pandemia, muitos pesquisadores se debruçaram para compreender possíveis indícios que o coronavírus poderia ocasionar na amamentação e na relação das mães com seus filhos recém-nascidos. OBJETIVO: Mapear na literatura, os principais estudos que abordam fatores apoiadores e dificultadores para o aleitamento materno exclusivo durante diferentes momentos da pandemia da COVID-19. MÉTODO: Trata-se de uma revisão de escopo que permite mapear os principais conceitos, localizar, analisar, sintetizar e interpretar investigações preliminares relacionadas com a área de estudo. Foi realizada buscas de artigos por meio das bases de dados (PUBMED, SCOPUS e LILACS) sendo os resultados encontrados tabulados e organizados para interpretação. RESULTADOS: Inicialmente foram encontrados 1.161 artigos, após leitura dos títulos e resumos foram selecionados 59 estudos que apresentavam concordância com os critérios de elegibilidade. Observou-se que as publicações estavam distribuídas em 14 países, contudo, apenas 4 países concentraram-se com maiores números de publicações em relação ao restante. Com a distribuição temporal dos artigos selecionados identificou-se três momentos diferentes da pandemia, estudos aplicados em 2019 (pré pandemia), estudos aplicados em 2020 (durante pandemia) e estudos aplicados em 2021 (flexibilização da pandemia). CONCLUSÃO: A amamentação com seus inúmeros benefícios, mesmo no contexto da infecção pelo SARS-CoV 2, deve ser promovida e assegurada para um vínculo efetivo e duradouro por meio do contato pele a pele e o aumento do período da amamentação, e que novos estudos direcionem o enfoque nas práticas profissionais na amamentação na pandemia, para compreender quais fatores conduziram a ausência do apoio profissional entre gestantes, lactantes e recém-nascidos (RN).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51039
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mirella Fernanda Barbosa Santana.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons