Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51043

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Maria Fabiana da Silva-
dc.contributor.authorBARROS, Antônio Edson dos Santos-
dc.date.accessioned2023-06-14T13:14:22Z-
dc.date.available2023-06-14T13:14:22Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-06-13-
dc.identifier.citationBARROS, Antônio Edson dos Santos. O (des)preparo docente diante das temáticas de gênero e sexualidade no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco do Campus Agreste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51043-
dc.description.abstractApesar da discussão das temáticas de gênero e sexualidade terem avançado no âmbito das universidades, a comunidade acadêmica continua demonstrando desconhecimento quanto essas temáticas. Tendo isso em vista, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de apreender se, e como, essas temáticas são trabalhadas no curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA; e pela experiência pessoal, pois como homem cisgênero e homossexual inserido neste campo específico, sei o quanto é importante ter representatividade e visibilidade dentro de áreas muitas vezes consideradas como heteronormativas, como a Química. Para tanto, o presente estudo tem como objetivo analisar se licenciandos/as do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA estão sendo formados para trabalhar as temáticas de gênero e sexualidade na educação básica. Para tanto, é necessário identificar no percurso formativo dos/as licenciandos/as do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA os componentes curriculares vivenciados que tragam em seus conteúdos, ou de forma transversal, as temáticas de gênero e sexualidade; mapear a compreensão dos/as licenciandos/as do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA sobre as temáticas de gênero e sexualidade; e averiguar, a partir da visão dos/as referidos licenciandos/as, se há relevância entre as temáticas de gênero e sexualidade na formação docente. Para isso, foi utilizado como abordagem de análise o estudo de caso qualitativo, no qual utilizamos como análise de dados a Análise de Conteúdo Temática e como técnicas de investigação o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e o Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (SIGA), a coleta dos sujeitos por meio de questionário on-line e, posteriormente, entrevista semiestruturada. Neste processo, participaram 4 licenciandas e 1 licenciando. Na contextualização desta pesquisa, foram trazidas as definições de gênero, sexualidade e sexo ligadas à história do movimento feminista pós-estruturalista; e documentos oficiais nacionais ligados à inclusão, à diversidade, às temáticas de gênero e sexualidade e ao campo da educação. A pesquisa revelou um importante avanço no que diz respeito a inserção das temáticas de gênero e sexualidade na matriz curricular do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA, no entanto, ainda há lacunas que precisam ser preenchidas, como a necessidade de uma abordagem mais aprofundada e transversal desses temas e a falta de disciplinas obrigatórias que abordem essas questões. Além disso, a compreensão por parte dos/as licenciando/as em relação aos termos gênero, sexualidade e sexo ainda são limitados, muitas vezes baseados em conceitos binários e dicotômicos que não refletem a diversidade humana. Por outro lado, é possível perceber que uma parcela significativa de estudantes tem uma compreensão mais clara e sensível sobre às temáticas o que pode ser resultado de sua formação prévia, experiências pessoais ou ainda do contato com debates e atividades que abordam tais temáticas. Nesse sentido, a presente pesquisa reforça a relevância da inclusão das temáticas de gênero e sexualidade no currículo do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CA e nas demais licenciaturas e instituições de Ensino Superior, bem como a abordagem desses temas de forma transversal em outros componentes curriculares.pt_BR
dc.format.extent103p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleO (des)preparo docente diante das temáticas de gênero e sexualidade no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco do Campus Agreste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3231962514773940pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5214155923815463pt_BR
dc.description.abstractxDespite the discussion of gender and sexuality issues having advanced within the scope of universities, the academic community continues to demonstrate ignorance regarding these issues. With that in mind, the present research is justified by the need to learn if, and how, these themes are worked on in the graduation course in Chemistry at UFPE/CA; and from personal experience, because as a cisgender and homosexual man inserted in this specific field, I know how important it is to have representativeness and visibility within areas often considered heteronormative, such as Chemistry. Therefore, the present study aims to analyze whether students of the graduation course in Chemistry at UFPE/CA are being trained to work with the themes of gender and sexuality in basic education. To this end, it is necessary to identify in the formative path of the students of the graduation course in Chemistry at UFPE/CA the curricular components experienced that bring in their content, or in a transversal way, the themes of gender and sexuality; to map the understanding students of the graduation course in Chemistry at UFPE/CA on the themes of gender and sexuality; and to verify, from the point of view of these students, if there is relevance between the themes of gender and sexuality in teacher training. In this regard, it was used as an analysis approach the qualitative case study, in which we used as data analysis the Thematic Content Analysis and as research techniques the Course Pedagogical Project (PPC) and the Academic Management and Information System (SIGA), the collection of subjects through online questionnaire and, later, semi-structured interview. In this process, 4 female undergraduate students and 1 male undergraduate student participated. In the contextualization of this research, the definitions of gender, sexuality and sex linked to the history of the post-structuralist feminist movement were brought; and national official documents linked to inclusion, diversity, gender and sexuality themes and the field of education. The research revealed an important advance with respect to the insertion of the themes of gender and sexuality in the curriculum of the graduation course in Chemistry at UFPE/CA. However, there are still gaps that need to be filled, such as the need for a more in-depth and transversal approach to these themes and the lack of compulsory subjects that address these issues. In addition, the graduation students' understanding of the terms gender, sexuality, sex and gender roles are still limited, often based on binary and dichotomous concepts that do not reflect human diversity. On the other hand, it is possible to see that a significant portion of students have a clearer and more sensitive understanding about the themes of gender and sexuality, which may be the result of their previous education, personal experiences or even contact with debates and activities that address these issues. In this sense, this research reinforces the relevance of including the themes of gender and sexuality in the curriculum of the graduation course in Chemistry course at UFPE/CA and in other graduation courses and institutions of higher education, as well as the approach of these themes in a transversal manner in other curricular components.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Antônio Edson dos Santos Barros.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons