Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51061

Share on

Title: A utilização de química forense como contexto para uma aula de química em uma escola do Agreste pernambucano.
Authors: SILVA JUNIOR, Vaniel Candido da
Keywords: Química Forense; Experimentação; Ensino de Química; Aprendizagem baseada em problemas
Issue Date: 16-May-2023
Citation: JUNIOR, Vaniel. A utilização de Química forense como contexto para uma aula de química em uma escola do agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo de caso que descreve o uso da metodologia Aprendizagem baseada em problemas, em conjunto com práticas de experimentação para abordar diversos conceitos de química, através da análise de um caso criminal fictício. Nessa abordagem, visou-se a relação entre as técnicas forense utilizadas de forma real para resoluções de casos criminais e bases teóricas que envolvem essas técnicas, tendo nessas bases, a oportunidade para se trabalhar os conceitos químicos de interações intermolecular, ligação química, oxirredução, funções e compostos orgânicos e contribuindo para a construção de conhecimento crítico e contextualizado. A aplicação da atividade se deu em três momentos, todos eles envolvendo a utilização de técnicas forenses. No primeiro momento, houve uma abordagem teórica através de uma aula expositiva, na qual foi exposto o conceito de Química Forense, além do detalhamento de várias técnicas, sendo algumas delas utilizadas no desenvolvimento da atividade. O segundo momento se baseou na aplicação de uma atividade de experimentação envolvendo a comparação de digitais, utilizando as bases teóricas apresentadas na técnica de papiloscopia. Já o terceiro momento se baseou na análise e discussão de um caso criminal fictício, visando colocar em prática os conceitos abordados e entender como esses conceitos foram entendidos pelos estudantes participantes da atividade, a partir disso, foi possível detectar que utilizar uma abordagem dinâmica e contextualizada ajudou os alunos a entenderem a aplicação dos conteúdos visualizados no componente curricular de química no cotidiano, auxiliando também no construção de significado sobre os mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51061
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - VANIEL JUNIOR.pdf5,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons