Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51064
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BONA, Viviane de | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Claudilene Maria da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Débora Hyngrid Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T18:53:31Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14T18:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Claudilene Maria da; NASCIMENTO, Débora Hyngrid Gomes do. Entre atrações, brincadeiras e limite ao acesso: reflexões sobre as telas na primeira infância2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51064 | - |
dc.description.abstract | O acesso às telas pelo público infantil tem crescido a partir das transformações tecnológicas da sociedade. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos pelas mães/pais e responsáveis acerca da presença de telas na primeira infância potencializadas a partir do contexto pandêmico. De caráter exploratório e abordagem qualitativa, a investigação utilizou como instrumento um questionário virtual através do Google Forms com questões abertas e fechadas, preenchido por 250 adultos responsáveis por crianças de 0 a 6 anos. Os dados coletados foram categorizados segundo a Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Essa técnica permitiu classificar dois grupos de sentidos: as justificativas do tempo de acesso a telas e a opinião dos colaboradores sobre o uso delas. Como resultado, foi identificado que a estrutura familiar impacta consideravelmente no acesso às telas, porém, existem mães/pais e que não concordam com a exposição recorrente. Poucos aquiescem o uso livre e o maior quantitativo dos colaboradores defendem limitar e supervisionar a utilização das telas pelas crianças, seja ele para uso pedagógico ou entretenimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Telas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Mães e pais responsáveis | pt_BR |
dc.title | Entre atrações, brincadeiras e limite ao acesso : reflexões sobre as telas na primeira infância | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1031731260412032 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo finalizado Debora Hyngrid Gomes do Nascimento e Claudilene Maria da Cunha Pedagogia 2023.pdf | 979,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons