Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51064

Share on

Title: Entre atrações, brincadeiras e limite ao acesso : reflexões sobre as telas na primeira infância
Authors: CUNHA, Claudilene Maria da
NASCIMENTO, Débora Hyngrid Gomes do
Keywords: Telas; Tecnologias; Infância; Mães e pais responsáveis
Issue Date: 10-May-2023
Citation: CUNHA, Claudilene Maria da; NASCIMENTO, Débora Hyngrid Gomes do. Entre atrações, brincadeiras e limite ao acesso: reflexões sobre as telas na primeira infância2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O acesso às telas pelo público infantil tem crescido a partir das transformações tecnológicas da sociedade. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos pelas mães/pais e responsáveis acerca da presença de telas na primeira infância potencializadas a partir do contexto pandêmico. De caráter exploratório e abordagem qualitativa, a investigação utilizou como instrumento um questionário virtual através do Google Forms com questões abertas e fechadas, preenchido por 250 adultos responsáveis por crianças de 0 a 6 anos. Os dados coletados foram categorizados segundo a Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2011). Essa técnica permitiu classificar dois grupos de sentidos: as justificativas do tempo de acesso a telas e a opinião dos colaboradores sobre o uso delas. Como resultado, foi identificado que a estrutura familiar impacta consideravelmente no acesso às telas, porém, existem mães/pais e que não concordam com a exposição recorrente. Poucos aquiescem o uso livre e o maior quantitativo dos colaboradores defendem limitar e supervisionar a utilização das telas pelas crianças, seja ele para uso pedagógico ou entretenimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51064
Appears in Collections:TCC - Pedagogia



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons