Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51067

Compartilhe esta página

Título: Ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e impactos na educação inclusiva em uma escola da periferia no município de Cupira-PE.
Autor(es): SILVA, Jandeilson Manoel da
Palavras-chave: Pandemia; Ensino Remoto; Educação Inclusiva; Desafios; Impactos
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: SILVA, Jandeilson Manoel da. ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA NO MUNICÍPIO DE CUPIRA-PE. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Univesidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: RESUMO O presente artigo objetiva analisar os desafios e impactos do Ensino Remoto na educação inclusiva em uma escola da periferia no município de Cupira-PE, no período pandêmico e pós pandêmico. Desse modo, para tratarmos da pandemia, Ensino Remoto e educação inclusiva, partimos da concepção de autores como Kohan (2020), Amorim (2020), Gohn (2020), Grossi, Minoda e Fonseca (2020), Martins; Coutinho; Corrochano, (2020), dentre outros. Enquanto percurso metodológico adotamos a abordagem qualitativa (MINAYO, 1995) e utilizamos como meio para coleta de dados, a entrevista (MINAYO E COSTA, 2018), da qual participaram três professoras do Ensino Fundamental I. Para o tratamento do corpus, nos ancoramos na Análise do Discurso de Orlandi (1999), a fim de extrairmos, do discurso das entrevistas, os obstáculos e efeitos da pandemia na educação. Assim, a partir desta pesquisa pudemos perceber que em comparação às pessoas sem deficiência, as PCDs foram ainda mais afetadas no processo de ensino-aprendizagem durante o Ensino Remoto; além disso observamos que, devido à carência de materiais ligados a temática, os desafios e impactos do Ensino Remoto na educação inclusiva, durante e pós pandemia, em sua totalidade ainda não podem ser mensurados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51067
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC repositorio.pdfTCC com as devidas alterações820,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons