Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51071
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS NETO, Manuel Bandeira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lídia Roberta da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T12:22:33Z | - |
dc.date.available | 2023-06-15T12:22:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lídia Roberta da. A pedagogia hospitalar como promotora da inclusão: um olhar para o desenvolvimento infantil. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51071 | - |
dc.description.abstract | A pedagogia hospitalar busca oferecer as crianças e adolescentes internados o exercício do direito à educação. A pedagogia nos serviços de saúde consiste em uma técnica inovadora, sendo nova alternativa de ensino, podendo ser vista também como forma de inclusão, visto que há uma proposta diferenciada de aprendizagem, no qual utiliza o lúdico e outras metodologias para que haja o aprendizado. Nota-se a necessidade que os profissionais da educação estejam sempre em busca de novos conhecimentos. Compete ao professor hospitalar a função de estimular o conhecimento do aluno, trazendo as vivências escolares para o ambiente hospitalar. O objetivo deste artigo é de analisar como o pedagogo hospitalar coopera para inclusão escolar de crianças hospitalizadas. Trata-se de uma revisão integrativa atentando para responder a seguinte questão: qual o papel do pedagogo no atendimento da criança hospitalizada? Realizando as pesquisas nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos 04 artigos neste trabalho. Observa-se que não são todos os hospitais do Brasil que dispõe de práticas pedagógicas nas unidades de internamento pediátrico. Sobre o papel do pedagogo, notamos uma certa dificuldade para realização de atividade pedagógicas dentro do ambiente hospitalar por haver um impasse com os profissionais da saúde. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A pedagogia hospitalar como promotora da inclusão: um olhar para o desenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8295893655828257 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Hospital pedagogy seeks to offer hospitalized children and adolescents the exercise of their right to education. Pedagogy in health services consists of an innovative technique, being a new teaching alternative, and can also be seen as a form of inclusion, since there is a differentiated proposal for learning, in which it uses play and other methodologies for learning to take place. There is a need for education professionals to be always in search of new knowledge. It is up to the hospital teacher to stimulate the student's knowledge, bringing school experiences to the hospital environment. The objective of this article is to analyze how the hospital educator cooperates for the school inclusion of hospitalized children. This is an integrative review trying to answer the following question: what is the role of the pedagogue in the care of hospitalized children? Conducting searches in the databases: Scientific Electronic Library Online and Virtual Health Library. 04 articles were included in this work. It is observed that not all hospitals in Brazil have pedagogical practices in pediatric inpatient units. Regarding the role of the pedagogue, it was noted a certain difficulty in carrying out pedagogical activities within the hospital environment because there was an impasse with health professionals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Lídia (1).pdf | 467,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons