Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51082
Compartilhe esta página
Título: | Aboio: Elementos para o ensino do canto |
Autor(es): | Nascimento, Edmilson Bruno do |
Palavras-chave: | Aboio; Canção Brasileira de Camara; Música de tradição oral; Ensino do canto lírico |
Data do documento: | 25-Mai-2022 |
Citação: | NASCIMENTO, Edmilson Bruno do. Aboio: Elementos para o ensino do canto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Música - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este trabalho discute a utilização do repertório nacional como ferramenta para o ensino do canto lírico em escolas especializadas. Identifica os elementos culturais e musicais presentes nas canções brasileiras de câmara compostas sobre a temática do boi (especificamente o aboio) que podem ser utilizados na formação ampla de um cantor lírico. Para tanto, procurou-se definir e contextualizar o aboio dentro da tradição oral; identificar as composições para canto e piano que utilizam a temática do boi, especificamente o aboio e discutir a utilização de seus elementos musicais e culturais no processo de ensino do canto lírico. Na contextualização histórica e definição de aboio destacaram-se as publicações de Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo, a dissertação de Elvira Gonçalves (2014) sobre as variações da temática do boi na canção de câmara brasileira e a tese de Lenine Santos (2011), que analisa as propriedades pedagógicas da canção brasileira e seleção de repertório para o ensino do canto no Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adota a revisão de literatura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51082 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Edmilson Bruno do Nascimento.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons