Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51088
Compartilhe esta página
Título: | A atuação da Coordenação pedagógica como articuladora de práticas democráticas em escolas da rede pública estadual de Pernambuco |
Autor(es): | SANTOS, Millena Rebeca Aquino SANTOS, Amanda Rocha Rodrigues dos |
Palavras-chave: | Gestão democrática; Coordenação Pedagógica; Ambiente escolar democrático |
Data do documento: | 17-Abr-2023 |
Citação: | SANTOS, Amanda Rocha Rodrigues dos; SANTOS, Millena Rebeca Aquino; LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva. A atuação da coordenação pedagógica como articuladora de práticas democráticas em escolas da rede pública estadual de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A presente pesquisa buscou compreender a atuação da coordenação pedagógica, em vista de constatar o seu importante papel na implementação de um ambiente escolar democrático. O referencial teórico da pesquisa foi delineado a partir da discussão acerca da gestão democrática com base em autores como Bueno (2001), Santos e Arruda (2007), e os teóricos que tratam em caracterizar a função do coordenador pedagógico, como Bello e Penna (2017). A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa de caráter qualitativo, pois esta nos permitiu trabalhar os aspectos subjetivos presentes nas falas dos participantes. Os resultados apontaram que há de fato uma busca pela democratização do ambiente escolar, mas em contrapartida, existe dificuldade na sua implementação. Visto isso, foi possível concluir que muitos aspectos da supervisão ainda se fazem presentes nas práticas pedagógicas atuais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51088 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Rocha Rodrigues dos Santos; Millena Rebeca Aquino Santos.pdf | 232,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons