Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51088

Compartilhe esta página

Título: A atuação da Coordenação pedagógica como articuladora de práticas democráticas em escolas da rede pública estadual de Pernambuco
Autor(es): SANTOS, Millena Rebeca Aquino
SANTOS, Amanda Rocha Rodrigues dos
Palavras-chave: Gestão democrática; Coordenação Pedagógica; Ambiente escolar democrático
Data do documento: 17-Abr-2023
Citação: SANTOS, Amanda Rocha Rodrigues dos; SANTOS, Millena Rebeca Aquino; LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva. A atuação da coordenação pedagógica como articuladora de práticas democráticas em escolas da rede pública estadual de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa buscou compreender a atuação da coordenação pedagógica, em vista de constatar o seu importante papel na implementação de um ambiente escolar democrático. O referencial teórico da pesquisa foi delineado a partir da discussão acerca da gestão democrática com base em autores como Bueno (2001), Santos e Arruda (2007), e os teóricos que tratam em caracterizar a função do coordenador pedagógico, como Bello e Penna (2017). A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa de caráter qualitativo, pois esta nos permitiu trabalhar os aspectos subjetivos presentes nas falas dos participantes. Os resultados apontaram que há de fato uma busca pela democratização do ambiente escolar, mas em contrapartida, existe dificuldade na sua implementação. Visto isso, foi possível concluir que muitos aspectos da supervisão ainda se fazem presentes nas práticas pedagógicas atuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51088
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Rocha Rodrigues dos Santos; Millena Rebeca Aquino Santos.pdf232,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons