Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51088

Comparte esta pagina

Título : A atuação da Coordenação pedagógica como articuladora de práticas democráticas em escolas da rede pública estadual de Pernambuco
Autor : SANTOS, Millena Rebeca Aquino
SANTOS, Amanda Rocha Rodrigues dos
Palabras clave : Gestão democrática; Coordenação Pedagógica; Ambiente escolar democrático
Fecha de publicación : 17-abr-2023
Citación : SANTOS, Amanda Rocha Rodrigues dos; SANTOS, Millena Rebeca Aquino; LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva. A atuação da coordenação pedagógica como articuladora de práticas democráticas em escolas da rede pública estadual de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A presente pesquisa buscou compreender a atuação da coordenação pedagógica, em vista de constatar o seu importante papel na implementação de um ambiente escolar democrático. O referencial teórico da pesquisa foi delineado a partir da discussão acerca da gestão democrática com base em autores como Bueno (2001), Santos e Arruda (2007), e os teóricos que tratam em caracterizar a função do coordenador pedagógico, como Bello e Penna (2017). A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa de caráter qualitativo, pois esta nos permitiu trabalhar os aspectos subjetivos presentes nas falas dos participantes. Os resultados apontaram que há de fato uma busca pela democratização do ambiente escolar, mas em contrapartida, existe dificuldade na sua implementação. Visto isso, foi possível concluir que muitos aspectos da supervisão ainda se fazem presentes nas práticas pedagógicas atuais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51088
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amanda Rocha Rodrigues dos Santos; Millena Rebeca Aquino Santos.pdf232,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons