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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51091

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Título: Percepções de estudantes -estagiárias(os) sobre a ação docente inclusiva na educação de jovens e adultos
Autor(es): CAVALCANTI, Silvia Souza da Cunha
SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Educação Especial; Estágio Supervisionado
Data do documento: 24-Abr-2023
Citação: CAVALCANTI, Silvia Souza da Cunha; SIQUEIRA, Luiz Carlos Carvalho. Percepções de estudantes- estagiárias (os) sobre a ação docente inclusiva na educação de jovens e adultos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Neste trabalho investigamos as experiências de estudantes-estagiárias(os) no tocante a Educação Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo se justifica pela importância da inclusão educacional de jovens e adultos com necessidades especiais na EJA, bem como a necessidade de investigar como os estudantes-estagiários percebem a ação docente inclusiva nesse contexto. Para isso, buscou compreender as implicações da ação supervisionada de estudantes estagiários na formação inicial docente junto a educandos/educandas com necessidades educacionais específicas na Educação de Jovens e Adultos. Utilizou-se como base teoria a Lei Brasileira da Inclusão no 13.146/2015 (BRASIL, 2015) e os estudos de Paulo Freire (1996) e Miguel Arroyo (2005) Maria Tereza Eglér Mantoan (2003), Miguel Zabalza (2015), bem como, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima (2012). A presente pesquisa utilizou metodologia qualitativa e exploratória, com coleta de dados por meio de formulário digital enviado a estudantes-estagiárias(os) do Curso de Licenciatura em Pedagogia que já haviam vivenciado experiências de estágio em Educação de Jovens e Adultos, visando entender a ação docente em relação aos educandos/educandas com necessidades educacionais específicas. Os resultados indicaram desafios relacionados à heterogeneidade na sala de aula e falta de recursos, bem como a necessidade de tornar o ambiente educacional mais inclusivo, enquanto possibilidades incluem melhorias na acessibilidade e na oferta de disciplinas específicas na formação acadêmica. As considerações finais da pesquisa destacam a importância da reflexão sobre a educação inclusiva na Educação de Jovens e Adultos, identificando desafios e possibilidades da ação docente junto a educandos com necessidades educacionais específicas, e apontando a necessidade de uma formação inicial de professores que contemple essas questões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51091
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