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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51097

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUENO, José Maurício Haas-
dc.contributor.authorCORREIA, Fernanda Maria de Lira-
dc.date.accessioned2023-06-16T13:07:45Z-
dc.date.available2023-06-16T13:07:45Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.citationCORREIA, Fernanda Maria de Lira. Variáveis cognitivas e socioemocionais na predição do desempenho e da adaptação ao ensino superior. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51097-
dc.description.abstractO processo de ingresso no ensino superior provoca nos estudantes universitários uma série de mudanças e desafios que impactam intelectual, pessoal e socialmente, de modo que se torna necessário o desenvolvimento de novas habilidades que possibilitem a adaptação ao contexto acadêmico. A adaptação acadêmica está relacionada à capacidade dos alunos de se integrar ao ensino superior por meio do uso de processos cognitivos, sociais e afetivos. A adaptação ao ensino superior bem-sucedida e o desempenho acadêmico são fatores importantes para a retenção e para o sucesso dos alunos no curso universitário. As habilidades cognitivas são amplamente reconhecidas como variáveis importantes para o sucesso acadêmico, no entanto, é crescente a discussão a respeito da importância das habilidades socioemocionais nos contextos de aprendizagem. Nesse sentido, esta tese objetivou investigar as relações dinâmicas e o poder preditivo de variáveis cognitivas e socioemocionais e do nível socioeconômico na adaptação ao ensino superior e no desempenho acadêmico. As variáveis empregadas no estudo foram divididas em três grupos: cognitivas (inteligência), socioemocionais (traços de personalidade e inteligência emocional) e nível socioeconômico. Participaram do estudo 226 estudantes universitários, predominantemente do gênero feminino (75,7%), Midade=27,5 (DP=9,4), majoritariamente alunos do curso de Psicologia (66,81%). Eles responderam ao questionário socioeconômico, índice de desempenho acadêmico, Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES), Prova de Raciocínio Verbal, Teste de Compreensão de Emoções (TCE), Teste de Regulação de Emoções (TRE) e Inventário dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade (IGFP-5). Foram realizadas análises correlacionais, análises de regressão linear e análises de redes. Os resultados apontam que há uma relação consistente entre adaptação acadêmica e os traços de personalidade, com destaque para o traço de extroversão que foi preditor significativo em todos os fatores do QAES. Com relação ao desempenho acadêmico, foram preditores significativos o fator “adaptação ao estudo” do QAES e o raciocínio verbal. A análise de rede indicou que, dentre as variáveis utilizadas no estudo, o fator “adaptação ao estudo” obteve os melhores índices de centralidade, seguido dos traços de conscienciosidade e abertura. Com base nos resultados encontrados, observa-se a importância do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais e cognitivas para prevenir dificuldades na adaptação e no desempenho acadêmico. Dessa forma, considera-se que a presente tese fornece informações importantes que podem viabilizar projetos interventivos para os estudantes universitários que podem impactar na retenção dos estudantes e no sucesso acadêmico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.titleVariáveis cognitivas e socioemocionais na predição do desempenho e da adaptação ao ensino superiorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0044407095991109pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234468186786568pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe process of entering higher education causes in university students a series of changes and challenges that impact intellectually, personally, and socially, so that it becomes necessary to develop new skills that allow them to adapt to the academic context. Academic adjustment is related to students’ ability to integrate into higher education using cognitive, social and affective processes. Successful adaptation to higher education and academic performance are important factors for student retention and success in college. Cognitive skills are widely recognized as important variables for academic success, nevertheless, there is a growing discussion about the importance of social-emotional skills in learning contexts. In this sense, this thesis aimed to investigate the dynamic relationships and predictive power of cognitive and socio-emotional variables and socioeconomic status in adapting to higher education and academic performance. The variables used in the study were divided into three groups: cognitive (intelligence), socio- emotional (personality traits and emotional intelligence) and socioeconomic level. A total of 226 university students participated in the study, predominantly female (75.7%), Age=27.5 (SD=9.4), mostly Psychology students (66.81%). They answered the socioeconomic questionnaire, academic performance index, Higher Education Adaptation Questionnaire (QAES), Verbal Reasoning Test, Emotions Comprehension Test (TCE), Emotion Regulation Test (TRE) and Big Five Factors Inventory of Personality (IGFP-5). Correlational analysis, linear regression analysis and network analysis were performed. The results indicated that there is a consistent relationship between academic adaptation and personality traits, with emphasis on the extraversion trait, which was a significant predictor in all factors of the QAES. Regarding academic performance, the factor “adaptation to study” of the QAES and verbal reasoning were significant predictors. The network analysis indicated the factor “adaptation to the study” obtained the best centrality indexes among the variables used in the study, followed by conscientiousness and openness traits. Based on the results, the importance of developing social, emotional, and cognitive skills is observed to prevent difficulties in adaptation and academic performance. In this way, it is considered that the present thesis provides important information that can enable interventional projects for university students that can impact student retention and academic success.pt_BR
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