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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Vinícius Gomes da-
dc.date.accessioned2023-06-16T18:33:28Z-
dc.date.available2023-06-16T18:33:28Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Vinícius Gomes da. O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura-Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122-
dc.description.abstractNo sistema educacional se verifica uma predominância do formato de aula expositivo para desenvolver quaisquer conteúdos matemáticos. Este método de ensino tem gerado nos estudantes uma visão de que a Matemática é uma ciência imutável, inquestionável e baseada no acúmulo de fórmulas e algoritmos. Consequentemente, verifica-se um desinteresse e resistência dos alunos com a Matemática. Frente a esta realidade, faz-se necessário adotar metodologias que possibilitem ao estudante ser protagonista em seu processo de aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do jogo Dominó da Probabilidade para o fomento do letramento probabilístico em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, discute-se ao decorrer desta pesquisa a definição de jogo, seus benefícios no contexto educacional, os significados de probabilidade, letramento probabilístico e a linguagem probabilística. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e se caracterizou como descritiva. Os participantes foram três alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal do município de Caruaru-PE. Devido ao contexto pandêmico, o trabalho foi desenvolvido de maneira remota, nas plataformas Google Meet e Miro. Dentre os resultados obtidos, destacamos o jogo como fator motivador, criador de um ambiente propício para exposição, análise e reflexão de argumentos, permitindo aos estudantes (re)construir suas noções qualitativas e quantitativas de termos comumente utilizados no ensino de probabilidade. Através dos argumentos, pode-se verificar as ideias expressadas, os significados de probabilidade e os tipos de linguagem verbal que os estudantes utilizam durante os diversos exemplos que envolvem acaso e incerteza. Sendo assim, o Dominó da Probabilidade se mostrou como uma metodologia viável, pois sua dinâmica pode contribuir com o desenvolvimento de focos do letramento probabilístico.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLetramento Probabilísticopt_BR
dc.subjectLinguagem Probabilísticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7837616296278075pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxIn the educational system there is a predominance of the expository class format to develop any mathematical contents. This teaching method has generated in students a view that mathematics is a science immutable, unquestionable and based on the accumulation of formulas and algorithms. Consequently, there is a lack of interest and resistance of students with the Mathematics. Faced with this reality, it is necessary to adopt methodologies that enable the student to be a protagonist in their learning process. Therefore, this work aimed to analyze the possible contributions of the game Domino of Probability for the promotion of probabilistic literacy in students of the final years of elementary school. To this end, the definition of gambling, its benefits in the context of this research is discussed educational, the meanings of probability, probabilistic literacy, and probabilistic language. his research presented a qualitative approach and was characterized as descriptive. The participants were three students of the 9th grade of elementary school of a municipal public school in the municipality of Caruaru-PE. Due to the pandemic context, the work was developed remotely, on the Google Meet and Miro platforms. Among the results obtained, we highlight the game as a motivating factor, creator of an environment conducive to exposition, analysis and reflection of arguments, allowing the students (re)construct their qualitative and quantitative notions of terms commonly used in the teaching of probability. Through the arguments, It is possible to verify the ideas expressed, the meanings of probability and the types of verbal language that the students use during the various Examples that involve chance and uncertainty. Thus, the Domino of Probability proved to be a viable methodology, because its dynamics can contribute to the development of foci of probabilistic literacy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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