Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122
Share on
Title: | O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental |
Authors: | SILVA, Anderson Vinícius Gomes da |
Keywords: | Jogos; Letramento Probabilístico; Linguagem Probabilística; Educação; Matemática |
Issue Date: | 11-May-2023 |
Citation: | SILVA, Anderson Vinícius Gomes da. O jogo dominó da probabilidade como recurso metodológico para o fomento do letramento probabilístico em alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura-Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | No sistema educacional se verifica uma predominância do formato de aula expositivo para desenvolver quaisquer conteúdos matemáticos. Este método de ensino tem gerado nos estudantes uma visão de que a Matemática é uma ciência imutável, inquestionável e baseada no acúmulo de fórmulas e algoritmos. Consequentemente, verifica-se um desinteresse e resistência dos alunos com a Matemática. Frente a esta realidade, faz-se necessário adotar metodologias que possibilitem ao estudante ser protagonista em seu processo de aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do jogo Dominó da Probabilidade para o fomento do letramento probabilístico em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, discute-se ao decorrer desta pesquisa a definição de jogo, seus benefícios no contexto educacional, os significados de probabilidade, letramento probabilístico e a linguagem probabilística. Esta pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e se caracterizou como descritiva. Os participantes foram três alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal do município de Caruaru-PE. Devido ao contexto pandêmico, o trabalho foi desenvolvido de maneira remota, nas plataformas Google Meet e Miro. Dentre os resultados obtidos, destacamos o jogo como fator motivador, criador de um ambiente propício para exposição, análise e reflexão de argumentos, permitindo aos estudantes (re)construir suas noções qualitativas e quantitativas de termos comumente utilizados no ensino de probabilidade. Através dos argumentos, pode-se verificar as ideias expressadas, os significados de probabilidade e os tipos de linguagem verbal que os estudantes utilizam durante os diversos exemplos que envolvem acaso e incerteza. Sendo assim, o Dominó da Probabilidade se mostrou como uma metodologia viável, pois sua dinâmica pode contribuir com o desenvolvimento de focos do letramento probabilístico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51122 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Anderson Vinícius Gomes da Silva.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License