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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51135
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Título: | Arquitetura Bioclimática: Anteprojeto de Centro de Ensino Infantil, em Cabo de Santo Agostinho/PE |
Autor(es): | DAMÁSIO, Alan Costa |
Palavras-chave: | Arquitetura Bioclimática; Conforto ambiental; Centros de Ensino Infantil |
Data do documento: | 20-Abr-2023 |
Citação: | DAMÁSIO, Alan Costa. Arquitetura Bioclimática: Anteprojeto de Centro de Ensino Infantil, em Cabo de Santo Agostinho/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho consiste na proposta de um anteprojeto de Centro de Ensino Infantil, no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, com base nos princípios da arquitetura bioclimática. Foram utilizados procedimentos metodológicos de uma pesquisa exploratória e documental com abordagem qualitativa e quantitativa. Realizou-se pesquisas bibliográficas sobre os conceitos e princípios da arquitetura bioclimática e do conforto ambiental, bem como sobre os condicionantes físicos e legais do município do Cabo de Santo Agostinho. Também foram feitas visitas de campo a três Centros de Ensino Infantil (CEI), na Região Metropolitana do Recife, para avaliar a estrutura física das edificações e avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação às condições térmicas e lumínicas. Foram utilizadas como ferramentas de pesquisa: entrevistas, walkthrough, formulários e wish poem. Os CEI visitados foram o CEI Professor Paulo Rosas, o CEI Pontezinha I e o CEI Ponte dos Carvalhos. Também foram feitos estudos referenciais de outros projetos a fim de identificar sistemas construtivos, elementos arquitetônicos e estratégias que dialogavam com o bioclimatismo. Todos esses estudos embasaram a elaboração do anteprojeto, em que foram realizados estudos de ventilação e iluminação naturais, de sombreamento, de uso de materiais sustentáveis e de áreas com vegetação. Tudo isso a fim de promover a integração dos usuários do CEI com os elementos naturais, proporcionando ambientes confortáveis. O anteprojeto foi apresentado com todas as suas características, incluindo planta baixa, cortes, fachadas e perspectivas, além de detalhes construtivos e especificações de materiais, servindo como uma base de recomendações para futuros projetos de Centros de Ensino Infantil, a ser utilizada pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo. Em suma, o trabalho apresenta a aplicação dos princípios da arquitetura bioclimática em um projeto de Centro de Ensino Infantil, mostrando a importância de se pensar em soluções sustentáveis para a construção de edificações e a criação de ambientes que promovam a sensação de conforto e de bem-estar dos usuários. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51135 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
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