Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51140

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Renata Maciel de-
dc.contributor.authorMOURA, Fillipe Néri Martins de-
dc.date.accessioned2023-06-17T11:26:21Z-
dc.date.available2023-06-17T11:26:21Z-
dc.date.issued2023-05-26-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citationMOURA, Fillipe. Implementação do MASP como estratégia de solução de problemas em uma empresa do ramo têxtil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51140-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importancia da aplicação do MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) para a resolução de problemas de controle e gestão de qualidade em uma empresa de pequeno porte. A empresa analisada localiza-se na região nordeste, na cidade de Caruaru, e atua no ramo de Comércio Têxtil. Os problemas analisados referem-se a falta acurácia no controle de qualidade. Durante a fase de análise, foram utilizadas ferramentas da qualidade tais como: Ciclo PDCA, Fluxograma, Diagrama de Causa e Efeito, e 5W2H. Com a aplicação do MASP por meio destas ferramentas foi possível identificar as causas do problema de controle de qualidade e propor soluções adequadas. Após realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, com foco em qualidade total em Micro e Pequenas Empresas do Pólo Têxtil no Agreste Pernambucano , foi elaborado um plano de ação para auxiliar na implementação da metodologia na organização estudada. Além disso, a Metodologia 5S tambem foi abordada e alinhada ao MASP. Os problemas foram identificados, os membros da equipe foram treinados e deveres e ações foram delegados. Vários dias de esforço foram necessários para a instalação dos sensos sem parar a logística do estoque nem os processos de vendas da empresa. A colaboração de todos os funcionários foi essencial. Uma lista de tarefas foi criada para garantir a manutenção dos sensos e das 8 etapas do MASP. Pode-se dizer que, apesar de alguma resistência encontrada, os objetivos foram alcançados e o resultado do trabalho foi satisfatório. Entre eles, destacam-se: um ambiente mais limpo e organizado; procedimentos mais rigorosos; mudanças na cultura; e rotinas de trabalho melhoradas.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMASPpt_BR
dc.subjectIndústria Têxtilpt_BR
dc.subjectMPEspt_BR
dc.subjectPDCApt_BR
dc.subject5Spt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.titleImplementação do MASP como estratégia de solução de problemas em uma empresa do ramo têxtilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0706731892460364pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to demonstrate the importance of applying the MASP (Method of Analysis and Problem Solving) for the resolution of quality control and management problems in a small company. The analyzed company is located in the northeast region, in the city of Caruaru, and operates in the field of Textile Trade. The problems analyzed refer to the lack of accuracy in quality control. During the analysis phase, quality tools were used such as: PDCA Cycle, Flowchart, Cause and Effect Diagram, and 5W2H. With the application of MASP through these tools, it was possible to identify the causes of the quality control problem and propose appropriate solutions. After carrying out a bibliographical review on the subject, focusing on total quality in Micro and Small Companies of the Textile Pole in mid-west of Pernambuco, Brazil, an action plan was elaborated to assist in the implementation of the methodology in the studied organization. In addition, the 5S Methodology was also addressed and aligned with MASP. Problems were identified, team members were trained, and duties and actions were delegated. Several days of effort were required to install the sensors without stopping the company's inventory logistics or sales processes. The collaboration of all employees was essential. A list of tasks was created to ensure the maintenance of senses and the 8 steps of MASP. It can be said that, despite some resistance encountered, the objectives were achieved and the result of the work was satisfactory. Among them, the following stand out: a cleaner and more organized environment; stricter procedures; changes in culture; and improved work routines.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FILLIPE MOURA.pdfImplementação do MASP como estratégia de solução de problemas em uma empresa do ramo têxtil1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons