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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51158

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dc.contributor.advisorLEITE, Maria de Jesus de Britto-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Luanna Evelyn Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-06-19T13:55:47Z-
dc.date.available2023-06-19T13:55:47Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.date.submitted2023-06-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luanna Evelyn Rodrigues de. O papel da arquitetura na aprendizagem: uma proposta para o CMEI Professor Paulo Rosas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51158-
dc.description.abstractA educação passou por várias inovações ao longo do tempo, porém na arquitetura escolar, essas transformações têm se apresentado de forma sutil. Os espaços escolares não refletem as necessidades dos alunos e devido à padronização, as escolas vem se tornando locais pouco atrativos, impedindo a facilidade no aprendizado dos alunos. A fim de compreender o papel da arquitetura na aprendizagem, este trabalho tem como intenção explorar, ao longo dos séculos, os espaços físicos escolares como um reflexo do seu tempo histórico. Investigando, uma abordagem pedagógica denominada Reggio Emilia, iniciada no ano de 1960, que surge na Itália e se torna referência em ensino da primeira infância, elevando o espaço como terceiro educador. Dentre outras pedagogias, foi desenvolvido um estudo sobre como essa teoria se apropria da arquitetura e a usa como mediadora no processo de ensino infantil, analisando como são os espaços físicos das escolas em Reggio Emilia. Como estudo de caso, foi selecionada uma experiência no contexto pernambucano. A escola em questão, foi o CMEI Professor Paulo Rosas, localizado no bairro da Várzea-PE. O Centro Infantil, que é referência no estado, se inspira nas teorias do suiço Loris Malaguzzi, fundador da Reggio Emilia; contudo, por mais que exista essa proposta no ensino, a tipologia do CMEI não se apropria da proposta reggiana, limitando a experiência dos alunos e professores. Dessa forma, nosso objetivo final é projetar um novo espaço arquitetônico para o CMEI, que por sua vez abrace os conceitos pedagógicos de Reggio Emilia, traga liberdade para os educadores fazerem as atividades que desejem e facilite a aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.format.extent110pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReggio Emiliapt_BR
dc.titleO papel da arquitetura na aprendizagem: uma proposta para o CMEI Professor Paulo Rosaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8071017187305242pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2218964680682974pt_BR
dc.description.abstractxEducation has undergone several innovations over time, but in school architecture, these transformations have been presented in a subtle way. The school spaces do not reflect the students' needs and due to the standardization, have become unattractive places, preventing the ease of learning of the students. In order to understand the role of architecture in learning, this paper intends to explore, throughout the centuries, the school physical spaces as a reflection of its historical time. Investigating, a pedagogical approach called Reggio Emilia, started in the year 1960, which emerged in Italy and became a reference in early childhood education, raising the space as a third educator. Among other pedagogies, a study was developed on how this theory appropriates architecture and uses it as a mediator in the process of early childhood education, analyzing how the physical spaces of schools in Reggio Emilia are. As a case study, an experience in the Pernambuco state context was selected. The school in question was the CMEI Professor Paulo Rosas, located in the district of Várzea-PE. The Kindergarten, which is a reference in the state, is inspired by the theories of the Swiss Loris Malaguzzi, founder of Reggio Emilia; however, even though this proposal exists in teaching, the typology of the CMEI does not appropriate the Reggio proposal, limiting the experience of students and teachers. Thus, our final goal is to design a new architectural space for the CMEI, which in turn embraces the pedagogical concepts of Reggio Emilia, brings freedom for educators to do the activities they wish and facilitates children's learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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