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Título : O papel da arquitetura na aprendizagem: uma proposta para o CMEI Professor Paulo Rosas
Autor : OLIVEIRA, Luanna Evelyn Rodrigues de
Palabras clave : Espaço; Educação; Reggio Emilia
Fecha de publicación : 25-abr-2023
Citación : OLIVEIRA, Luanna Evelyn Rodrigues de. O papel da arquitetura na aprendizagem: uma proposta para o CMEI Professor Paulo Rosas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A educação passou por várias inovações ao longo do tempo, porém na arquitetura escolar, essas transformações têm se apresentado de forma sutil. Os espaços escolares não refletem as necessidades dos alunos e devido à padronização, as escolas vem se tornando locais pouco atrativos, impedindo a facilidade no aprendizado dos alunos. A fim de compreender o papel da arquitetura na aprendizagem, este trabalho tem como intenção explorar, ao longo dos séculos, os espaços físicos escolares como um reflexo do seu tempo histórico. Investigando, uma abordagem pedagógica denominada Reggio Emilia, iniciada no ano de 1960, que surge na Itália e se torna referência em ensino da primeira infância, elevando o espaço como terceiro educador. Dentre outras pedagogias, foi desenvolvido um estudo sobre como essa teoria se apropria da arquitetura e a usa como mediadora no processo de ensino infantil, analisando como são os espaços físicos das escolas em Reggio Emilia. Como estudo de caso, foi selecionada uma experiência no contexto pernambucano. A escola em questão, foi o CMEI Professor Paulo Rosas, localizado no bairro da Várzea-PE. O Centro Infantil, que é referência no estado, se inspira nas teorias do suiço Loris Malaguzzi, fundador da Reggio Emilia; contudo, por mais que exista essa proposta no ensino, a tipologia do CMEI não se apropria da proposta reggiana, limitando a experiência dos alunos e professores. Dessa forma, nosso objetivo final é projetar um novo espaço arquitetônico para o CMEI, que por sua vez abrace os conceitos pedagógicos de Reggio Emilia, traga liberdade para os educadores fazerem as atividades que desejem e facilite a aprendizagem das crianças.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51158
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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