Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51210

Compartilhe esta página

Título: Foco atencional interno, força e hipertrofia muscular: uma revisão integrativa.
Autor(es): FAUSTINO, Guilherme
Palavras-chave: conexão mente-músculo; foco atencional interno; foco interno; treinamento de força; treinamento resistido
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: FAUSTINO, Guilherme. Foco atencional interno, força e hipertrofia muscular: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Foco atencional interno refere-se ao direcionamento da atenção durante a realização de uma atividade. No treinamento resistido o foco de atenção pode ser definido como no que estamos pensando durante o levantamento. O presente estudo objetivou analisar produção científica dos efeitos agudos e crônicos do direcionamento do foco atencional interno durante o exercício resistido na produção de força e hipertrofia muscular adaptativa. Para isto foi realizada uma revisão integrativa em que foram analisados 10 artigos de acordo com os critérios de elegibilidade. Após a análise pode-se verificar que quando o direcionamento do foco é realizado de forma interna, ou seja, nos seguimentos corporais durante o treinamento resistido, há aumento da atividade muscular de pico e em média, potencializando o trabalho muscular, também foi possível verificar hipertrofia muscular aumentada em resposta dessa estratégia, entretanto a produção de força muscular aguda não é influenciada com o uso dessa estratégia de foco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51210
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Guilherme Faustino.pdf434,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons