Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51227

Comparte esta pagina

Título : O Pinhém, na entrada das águas: entre mundo épico emulado e subjetividade moderna em "A estória de Lélio e Lina", de João Guimarães Rosa
Autor : MOTTA, Lucas Branco de Araujo
Palabras clave : Literatura brasileira; João Guimarães Rosa; Épico; Subjetividade moderna; Corpo de Baile
Fecha de publicación : 12-may-2023
Citación : MOTTA, Lucas Branco de Araujo. O Pinhém, na entrada das águas: entre mundo épico emulado e subjetividade moderna em "A estória de Lélio e Lina", de João Guimarães Rosa. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A presente monografia visa lançar mão de uma análise de “A estória de Lélio e Lina”, de João Guimarães Rosa, do conjunto de narrativas Corpo de Baile (1956), a fim de buscar compreender uma tensão dos modos de subjetivação da Antiguidade épica e a Modernidade individualizada presentes na obra. Tendo em vista como a adjetivação de “épico” é cara a parte da fortuna crítica de Rosa, buscamos compreender sua validade e as implicações estético-formais decorrentes. Entretanto, em resistência a um mundo épico emulado na imagem do sertão (que chamamos senso de épico), contrasta a presença de personagens individualizadas e problemáticas, que passam por um processo de autoconhecimento e alterações de caráter (que chamamos vontade de individuação).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51227
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc_lucas branco de araujo motta.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons