Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51273

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octavio d'Azevedo-
dc.contributor.authorSANTOS JÚNIOR, Paulo Souza dos-
dc.date.accessioned2023-06-26T16:29:01Z-
dc.date.available2023-06-26T16:29:01Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Paulo Souza dos. Cinematografia digital: da arte do índice à arte da síntese. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51273-
dc.description.abstractOs regimes digitais transformaram a sociedade em incontáveis campos, no cinema não foi diferente. A presente pesquisa reconhece que a direção de fotografia na era digital, em grande medida, almeja transpor ao novo formato todas as potencialidades e capacidades do consolidado regime de produção que vigorou durante um século de cinema. Muitos dos procedimentos do cinema clássico, regimes de produção, elementos de estilo, se mantém, quase que integralmente, preservados. Essa mudança de plataforma, do acetato de celulose ao sensor digital, certamente não é objeto de interesse da presente pesquisa. Não é o estudo da manutenção dos estatutos clássicos ou das soluções de emulação de mídia que nos interessa. O problema que justifica a presente pesquisa é justamente o oposto: que fenômenos, tecnológicos e estilísticos, singularizam a cinematografia digital? Que parâmetros marcam as rupturas, intensificações e transformações da direção de fotografia na hipermodernidade? Como os fenômenos sociais, culturais e tecnológicos de nosso tempo transformaram o modo de produzir imagens, gráficas e fotográficas? A partir de pilares teóricos como a hipermodernidade, continuidade intensificada e realocação dos meios, buscamos investigar a condição contemporânea da cinematografia que, cada vez mais, se afasta de sua vocação de encapsular o universo natural para se constituir em arte da geração de imagens sintéticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinematografiapt_BR
dc.subjectEra digitalpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectHiperodernidadept_BR
dc.titleCinematografia digital : da arte do índice à arte da síntesept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7526050240389924pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxDigital regimes transformed society in countless fields, in cinema it was no different. The present research recognizes that the cinematography in the digital age, to a large extent, aims to transpose to the new format all the potential and capabilities of the consolidated production regime that prevailed during a century of cinema. Many of the classic cinema procedures, production regimes, elements of style, are almost entirely preserved. This change of platform, from cellulose acetate to the digital sensor, is certainly not the object of interest of the present research. It is not the study of the maintenance of classical statutes or of media emulation solutions that interests us. The question that justifies the present research is exactly the opposite: what phenomena, technological and stylistic, make digital cinematography unique? What parameters mark the ruptures, intensifications, and transformations of the cinematography in hypermodernity? How have the social, cultural, and technological phenomena of our time transformed the way of producing images, graphic and photographic? Based on theoretical pillars such as hypermodernity, intensified continuity, and media reallocation, we seek to investigate the contemporary condition of cinematography, which is increasingly moving away from its vocation of encapsulating the natural universe to constitute itself in the art of generating synthetic images.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Paulo Souza dos Santos Júnior.pdf9,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons