Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51273
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARREIRO, Rodrigo Octavio d'Azevedo | - |
dc.contributor.author | SANTOS JÚNIOR, Paulo Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T16:29:01Z | - |
dc.date.available | 2023-06-26T16:29:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS JÚNIOR, Paulo Souza dos. Cinematografia digital: da arte do índice à arte da síntese. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51273 | - |
dc.description.abstract | Os regimes digitais transformaram a sociedade em incontáveis campos, no cinema não foi diferente. A presente pesquisa reconhece que a direção de fotografia na era digital, em grande medida, almeja transpor ao novo formato todas as potencialidades e capacidades do consolidado regime de produção que vigorou durante um século de cinema. Muitos dos procedimentos do cinema clássico, regimes de produção, elementos de estilo, se mantém, quase que integralmente, preservados. Essa mudança de plataforma, do acetato de celulose ao sensor digital, certamente não é objeto de interesse da presente pesquisa. Não é o estudo da manutenção dos estatutos clássicos ou das soluções de emulação de mídia que nos interessa. O problema que justifica a presente pesquisa é justamente o oposto: que fenômenos, tecnológicos e estilísticos, singularizam a cinematografia digital? Que parâmetros marcam as rupturas, intensificações e transformações da direção de fotografia na hipermodernidade? Como os fenômenos sociais, culturais e tecnológicos de nosso tempo transformaram o modo de produzir imagens, gráficas e fotográficas? A partir de pilares teóricos como a hipermodernidade, continuidade intensificada e realocação dos meios, buscamos investigar a condição contemporânea da cinematografia que, cada vez mais, se afasta de sua vocação de encapsular o universo natural para se constituir em arte da geração de imagens sintéticas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinematografia | pt_BR |
dc.subject | Era digital | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Hiperodernidade | pt_BR |
dc.title | Cinematografia digital : da arte do índice à arte da síntese | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7526050240389924 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Digital regimes transformed society in countless fields, in cinema it was no different. The present research recognizes that the cinematography in the digital age, to a large extent, aims to transpose to the new format all the potential and capabilities of the consolidated production regime that prevailed during a century of cinema. Many of the classic cinema procedures, production regimes, elements of style, are almost entirely preserved. This change of platform, from cellulose acetate to the digital sensor, is certainly not the object of interest of the present research. It is not the study of the maintenance of classical statutes or of media emulation solutions that interests us. The question that justifies the present research is exactly the opposite: what phenomena, technological and stylistic, make digital cinematography unique? What parameters mark the ruptures, intensifications, and transformations of the cinematography in hypermodernity? How have the social, cultural, and technological phenomena of our time transformed the way of producing images, graphic and photographic? Based on theoretical pillars such as hypermodernity, intensified continuity, and media reallocation, we seek to investigate the contemporary condition of cinematography, which is increasingly moving away from its vocation of encapsulating the natural universe to constitute itself in the art of generating synthetic images. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Paulo Souza dos Santos Júnior.pdf | 9,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons