Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51279
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdéz | - |
dc.contributor.author | CABRAL, José Lindinaldo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T03:40:41Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T03:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Jose Lindinaldo Oliveira. A utilização de experimentos no ensino fundamental com alunos da zona rural: o despertar da curiosidade. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Física Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51279 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolveu-se com o uso do ensino experimental nas aulas de ciências, sendo uma grande ferramenta para o professor no processo de ensino e fixação dos conteúdos. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa-ação relacionando a teoria com a prática com o auxílio de experimentos, em uma escola pública da zona rural localizada no distrito de Vila de Santana, pertencente ao município de São Joaquim do Monte – PE. O projeto foi realizado na Escola intermediaria José de Andrade Guedes, com o intuito de demostrar a importância do método experimental, possibilitar uma melhor compreensão sobre as diferentes possibilidades e tendências dessas atividades. Tendo isso em vista, o trabalho tem como objetivo despertar o interesse pela física através de experimentos de baixo custo e bem funcional, com experimentos realizados em sala, levando em conta a teoria com a prática. A pesquisa aconteceu com uma turma do 8º e duas turmas de 9º do ensino fundamental anos finais, com experimentos de baixo custo, o auxílio da tecnologia e um pequeno questionário, com o intuito de mostrar a física no cotidiano dos alunos. A abordagem das aulas favoreceu a aprendizagem dos conceitos de ciências ligados à física, e sua validação foi realizada por meio de um questionário que analisou os efeitos do uso de experimentos no ensino de ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | A utilização de experimentos no ensino fundamental com alunos da zona rural: o despertar da curiosidade. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5448156334710151 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work was developed with the use of experimental teaching in science classes, being a great tool for the teacher in the process of teaching and fixing the contents. This research is an exploratory model relating theory to practice with the help of experiments, in a public school in the rural area located in the district of Vila de Santana, belonging to the municipality of São Joaquim do Monte - PE. The project was carried out at the José de Andrade Guedes intermediate school, with the aim of demonstrating the importance of the experimental method, enabling a better understanding of the different possibilities and trends of these activities. With this in mind, the work aims to awaken interest in physics through low-cost and well-functioning experiments, with experiments carried out in the classroom, taking theory and practice into account. The research took place with a group of the 8th and two classes of the 9th of the final years of elementary school, with low-cost experiments, the aid of technology and a small questionnaire, with the aim of showing physics in the students' daily lives. The approach of the classes favored the learning of science concepts related to physics, and its validation was carried out through a questionnaire that analyzed the effects of using experiments in science teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jose Lindinando Oliveira Cabral.pdf | 810,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons