Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Laerte Leonaldo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Maria Marta Lemos-
dc.date.accessioned2023-06-27T14:15:56Z-
dc.date.available2023-06-27T14:15:56Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2023-06-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maria Marta Lemos. O ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como proposta de observação as aulas de Libras, nos anos iniciais, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cumaru-PE, que ganhou dentro da grade curricular a disciplina isolada e obrigatória de Libras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como foco as práticas curriculares do ensino de Libras em uma aula de ensino regular e seus resultados a partir de uma perspectiva de educação inclusiva dentro do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa está baseada numa abordagem qualitativa com análise documental e de campo, observando de que forma a educação inclusiva, através da implementação da disciplina de Libras na grade curricular obrigatória dos anos iniciais favorece a visibilidade e garantia de direitos da comunidade surda. Visto que, há a presença de alunos surdos em sala, levando então a refletir de que forma esse ensino valida o acesso e permanência a uma educação transformadora e inclusiva. Outro ponto abordado na pesquisa é a observação da prática docente e a metodologia de ensino em uma perspectiva de desenvolvimento humano e social. Esta pesquisa aponta com resultado principal a importância da construção de uma prática docente flexível, criativa e comunicativa, estabelecendo interação e participação ativa do estudante, compreendendo-o, como autor e autônomo do seu próprio processo de desenvolvimento, e entendendo que na perspectiva de uma educação inclusiva, o ensino de Libras tenha destaque na formação e metodologia educacional, a fim de contemplar alunos surdos e ouvintes na mesma intenção educativa.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEnsino de Libraspt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4294066119210612pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Marta Lemos Ferreira.pdf649,8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons