Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Laerte Leonaldo | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Maria Marta Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T14:15:56Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T14:15:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Marta Lemos. O ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como proposta de observação as aulas de Libras, nos anos iniciais, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cumaru-PE, que ganhou dentro da grade curricular a disciplina isolada e obrigatória de Libras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como foco as práticas curriculares do ensino de Libras em uma aula de ensino regular e seus resultados a partir de uma perspectiva de educação inclusiva dentro do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa está baseada numa abordagem qualitativa com análise documental e de campo, observando de que forma a educação inclusiva, através da implementação da disciplina de Libras na grade curricular obrigatória dos anos iniciais favorece a visibilidade e garantia de direitos da comunidade surda. Visto que, há a presença de alunos surdos em sala, levando então a refletir de que forma esse ensino valida o acesso e permanência a uma educação transformadora e inclusiva. Outro ponto abordado na pesquisa é a observação da prática docente e a metodologia de ensino em uma perspectiva de desenvolvimento humano e social. Esta pesquisa aponta com resultado principal a importância da construção de uma prática docente flexível, criativa e comunicativa, estabelecendo interação e participação ativa do estudante, compreendendo-o, como autor e autônomo do seu próprio processo de desenvolvimento, e entendendo que na perspectiva de uma educação inclusiva, o ensino de Libras tenha destaque na formação e metodologia educacional, a fim de contemplar alunos surdos e ouvintes na mesma intenção educativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Libras | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | O ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4294066119210612 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Marta Lemos Ferreira.pdf | 649,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons