Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292
Share on
Title: | O ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano. |
Authors: | FERREIRA, Maria Marta Lemos |
Keywords: | Libras; Ensino de Libras; Inclusão social; Prática docente |
Issue Date: | 4-Nov-2022 |
Citation: | FERREIRA, Maria Marta Lemos. O ensino de libras nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal do Agreste pernambucano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A presente pesquisa tem como proposta de observação as aulas de Libras, nos anos iniciais, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cumaru-PE, que ganhou dentro da grade curricular a disciplina isolada e obrigatória de Libras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tendo como foco as práticas curriculares do ensino de Libras em uma aula de ensino regular e seus resultados a partir de uma perspectiva de educação inclusiva dentro do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa está baseada numa abordagem qualitativa com análise documental e de campo, observando de que forma a educação inclusiva, através da implementação da disciplina de Libras na grade curricular obrigatória dos anos iniciais favorece a visibilidade e garantia de direitos da comunidade surda. Visto que, há a presença de alunos surdos em sala, levando então a refletir de que forma esse ensino valida o acesso e permanência a uma educação transformadora e inclusiva. Outro ponto abordado na pesquisa é a observação da prática docente e a metodologia de ensino em uma perspectiva de desenvolvimento humano e social. Esta pesquisa aponta com resultado principal a importância da construção de uma prática docente flexível, criativa e comunicativa, estabelecendo interação e participação ativa do estudante, compreendendo-o, como autor e autônomo do seu próprio processo de desenvolvimento, e entendendo que na perspectiva de uma educação inclusiva, o ensino de Libras tenha destaque na formação e metodologia educacional, a fim de contemplar alunos surdos e ouvintes na mesma intenção educativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51292 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Marta Lemos Ferreira.pdf | 649,8 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License