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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51299

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Título: Letramento social : concepções e práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): TENÓRIO, Darlene Correia
Palavras-chave: Letramento- aspectos sociais; Didática; Interação social; Ensino fundamental
Data do documento: 14-Abr-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TENÓRIO, Darlene Correia. Letramento social: concepções e práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo se propôs a investigar as concepções e práticas docentes sobre letramento social e suas relações com a alfabetização nas escolas públicas dos municípios de Camaragibe e Paulista - PE. Nessa perspectiva, buscamos conhecer as práticas de letramento por meio de relatos de experiências de professoras dos anos iniciais que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Camaragibe e Paulista - PE; e analisar as concepções de letramento adotadas na prática pedagógica por professoras dos anos iniciais das duas redes de ensino. O trabalho foi embasado teoricamente em Street (2014), que dialogou com Rojo (2008), Tfouni (2010) e outros acerca do letramento. Apoiamo-nos em Smolka (2012) para falar da alfabetização como processo discursivo e trouxemos a visão de autores como Kleiman (2012), Rojo e Soares (2012, 2022). No campo da linguagem como interação social, tivemos como aporte teórico as concepções de Vigotski (2000); e para tratar da formação docente, buscamos teóricos como Tardif (2008), Nóvoa (2000) e Huberman (2000). A pesquisa em questão é de abordagem qualitativa, numa perspectiva crítica de base histórico-cultural, que fez uso da metodologia de estudo de casos múltiplos, sendo realizada em dois momentos. Assim, para a construção dos dados empíricos da pesquisa, no primeiro momento, foi utilizado como instrumento um questionário online, através do formulário do Google; e no segundo momento, o instrumento da pesquisa foi a entrevista, realizada remotamente através da plataforma Zoom. Para analisar os dados do questionário, utilizamos a análise temática proposta por Minayo (2014); e para os dados da entrevista, fizemos uso da análise dialógica do discurso, tomando por base os estudos de Bakhtin (2006, 2011). Em linhas gerais, os resultados mostraram que, mesmo entendendo que a alfabetização e o letramento são processos diferentes, porém inseparáveis, as participantes da pesquisa ainda fazem confusão na definição dos dois conceitos, porém desenvolvem atividades fazendo uso dos dois processos. Percebeu-se ainda que predomina, nas salas de aula das professoras entrevistadas, o letramento autônomo, mas o letramento ideológico proposto por Street (2014) também aparece, só que em menor escala. Esperamos, com este trabalho, ter contribuído para a reflexão docente de que as crianças aprendem melhor quando o objeto do conhecimento tem algum significado para elas e suas realidades de vida são levadas em consideração. Isso não quer dizer que outras realidades não possam ser apresentadas, mas que o conhecimento do aluno e o contexto histórico cultural onde ele está inserido deve ser valorizado e explorado em situações de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula, configurando assim o letramento social.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51299
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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