Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51304

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUSMÃO, Cristine Martins Gomes de-
dc.contributor.authorGOMES, Elevângela Ferreira-
dc.date.accessioned2023-06-27T22:43:54Z-
dc.date.available2023-06-27T22:43:54Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-06-09-
dc.identifier.citationGOMES, Elevangela Ferreira. Educação Aberta: Uso de Repositórios de Recursos Educacionais Abertos na Educação Básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51304-
dc.description.abstractOs Recursos Educacionais Abertos (REA) partem do princípio de possibilitar o acesso livre e democrático ao conhecimento, que podem fomentar a potencialidade da Educação Aberta com qualidade com a promoção da aprendizagem em diferentes etapas do ensino. O objetivo deste trabalho é identificar o uso dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem na Educação Básica. Nesta perspectiva buscou-se compreender a aplicabilidade das tecnologias digitais da informação e comunicação conhecidas como as TDICs, que tem agregado no processo de ensino e aprendizagem no campo Educacional. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a educação e seu processo evolutivo, bem como uma pesquisa exploratória documental dos Repositórios de Recursos Educacionais Abertos do Portal do Professor e da Plataforma MEC RED, com a finalidade de analisar a existência do vídeo como objeto de aprendizagem nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica. Em conclusão, a pesquisa evidenciou que os Recursos Educacionais Abertos têm sido um dos pilares que fomentam a produção e o compartilhamento do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRepositórios de Recursos Educacionais Abertospt_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.titleEducação Aberta : Uso de Repositórios de Recursos Educacionais Abertos na Educação Básica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Eliana Borges-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0640554464367862pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5472038006606979pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUCAÇÃO ABERTA: USO DE REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA..pdf680,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons