Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51304
Share on
Title: | Educação Aberta : Uso de Repositórios de Recursos Educacionais Abertos na Educação Básica. |
Authors: | GOMES, Elevângela Ferreira |
Keywords: | Educação; Tecnologia; Repositórios de Recursos Educacionais Abertos; Objetos de Aprendizagem |
Issue Date: | 3-May-2023 |
Citation: | GOMES, Elevangela Ferreira. Educação Aberta: Uso de Repositórios de Recursos Educacionais Abertos na Educação Básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Os Recursos Educacionais Abertos (REA) partem do princípio de possibilitar o acesso livre e democrático ao conhecimento, que podem fomentar a potencialidade da Educação Aberta com qualidade com a promoção da aprendizagem em diferentes etapas do ensino. O objetivo deste trabalho é identificar o uso dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem na Educação Básica. Nesta perspectiva buscou-se compreender a aplicabilidade das tecnologias digitais da informação e comunicação conhecidas como as TDICs, que tem agregado no processo de ensino e aprendizagem no campo Educacional. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a educação e seu processo evolutivo, bem como uma pesquisa exploratória documental dos Repositórios de Recursos Educacionais Abertos do Portal do Professor e da Plataforma MEC RED, com a finalidade de analisar a existência do vídeo como objeto de aprendizagem nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica. Em conclusão, a pesquisa evidenciou que os Recursos Educacionais Abertos têm sido um dos pilares que fomentam a produção e o compartilhamento do conhecimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51304 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO ABERTA: USO DE REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA..pdf | 680,33 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License