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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51465
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SOARES, Raquel Cavalcante | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Amanda Rayssa Ferreira de | - |
dc.contributor.author | STAUDINGER, Marina de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-12T12:10:54Z | - |
dc.date.available | 2023-07-12T12:10:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Amanda RaysSTAUDINGER, Marina de Souza; VASCONCELOS, Amanda Rayssa Ferreira de. Parâmetros do CFESS e a educação popular (2010-2017) : diálogos e reflexões. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51465 | - |
dc.description.abstract | Essa monografia tem como tema principal a atuação do/a assistente social e a interlocução com a Educação Popular. Temos como objetivo discutir a concepção e proposições sobre a educação popular presentes nos documentos norteadores da atuação profissional produzidos pelo CFESS (2010-2017), usando como ferramenta de análise os parâmetros de atuação do/a assistente social nos diversos espaços sócio-ocupacionais elaborados pelo CFESS. Uma série de publicações do Conselho que visa auxiliar os assistentes sociais em torno da prática profissional, devido o Serviço Social ser uma profissão generalista, ampla e diversificada, contemplando diferentes campos de atuação, durante os anos de 2010 a 2017. Nossa metodologia envolveu uma pesquisa exploratória, através da coleta de dados documentais, com abordagem qualitativa. Se tratando do levantamento de dados, nossa fonte central foram os parâmetros produzidos pelo CFESS durante os anos de 2010 a 2017, totalizando sete documentos. Ainda utilizamos diversas bibliografias desenvolvidas e publicadas na área do Serviço Social e de Educação, seja pelo debate sobre a categoria profissional, seja pela discussão da Educação Popular. Nossos resultados estão atrelados ao fato de que há uma convergência entre a Educação Popular e a atuação do Serviço Social. Os documentos analisados também reiteram alguns pressupostos ético-políticos que norteiam a atuação profissional do/a assistente social. Por fim, conclui-se que o reconhecimento por parte da categoria profissional referente à contribuição que a Educação Popular pode exercer e já exerce sob o exercício profissional do/a Assistente Social ainda encontra-se adormecido, necessitando ser despertado, colocado em pauta, fazendo parte dos debates e reflexões suscitados acerca da atuação do/a Assistente Social nos seus mais diversos campos de atuação. | pt_BR |
dc.format.extent | 82p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | atuação profissional | pt_BR |
dc.subject | assistente social | pt_BR |
dc.subject | conselho federal de serviço social | pt_BR |
dc.subject | educação popular | pt_BR |
dc.subject | serviço social | pt_BR |
dc.title | Parâmetros do CFESS e a educação popular(2010-2017) : diálogos e reflexões | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1170841279227492 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3711404779039702 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0102657184904074 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monograph has as its main theme the performance of social workers and the interlocution with Popular Education. We aim to discuss the conception and propositions about popular education present in the guiding documents of professional action produced by CFESS (2010-2017), using as an analysis tool the parameters of social workers' action in the various socio-occupational spaces elaborated by CFESS. A series of publications of the Council that aims to assist social workers around professional practice, due to Social Service being a generalist, broad and diverse profession, contemplating different fields of action, during the years from 2010 to 2017. Our methodology involved exploratory research, through the collection of documentary data, with a qualitative approach. When it comes to data collection, our central source was the parameters produced by CFESS during the years from 2010 to 2017, totaling seven documents. We also used several bibliographies developed and published in the area of Social Service and Education, either for the debate on the professional category or for the discussion of Popular Education. Our results are linked to the fact that there is a convergence between Popular Education and the work of Social Service. The documents analyzed also reiterate some ethical-political assumptions that guide the social worker's professional activity. Finally, we conclude that the recognition by the professional category regarding the contribution that Popular Education can exercise and already exercises under the professional practice of the Social Worker is still asleep, needing to be awakened, put on the agenda, and be part of the debates and reflections raised about the Social Worker's performance in its several fields of action. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Amanda Rayssa Ferreira de Vasconcelos e Marina de Souza Staudinger.docx.pdf | a | 643,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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