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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51465
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Título : | Parâmetros do CFESS e a educação popular(2010-2017) : diálogos e reflexões |
Autor : | VASCONCELOS, Amanda Rayssa Ferreira de STAUDINGER, Marina de Souza |
Palabras clave : | atuação profissional; assistente social; conselho federal de serviço social; educação popular; serviço social |
Fecha de publicación : | 10-may-2023 |
Citación : | VASCONCELOS, Amanda RaysSTAUDINGER, Marina de Souza; VASCONCELOS, Amanda Rayssa Ferreira de. Parâmetros do CFESS e a educação popular (2010-2017) : diálogos e reflexões. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Essa monografia tem como tema principal a atuação do/a assistente social e a interlocução com a Educação Popular. Temos como objetivo discutir a concepção e proposições sobre a educação popular presentes nos documentos norteadores da atuação profissional produzidos pelo CFESS (2010-2017), usando como ferramenta de análise os parâmetros de atuação do/a assistente social nos diversos espaços sócio-ocupacionais elaborados pelo CFESS. Uma série de publicações do Conselho que visa auxiliar os assistentes sociais em torno da prática profissional, devido o Serviço Social ser uma profissão generalista, ampla e diversificada, contemplando diferentes campos de atuação, durante os anos de 2010 a 2017. Nossa metodologia envolveu uma pesquisa exploratória, através da coleta de dados documentais, com abordagem qualitativa. Se tratando do levantamento de dados, nossa fonte central foram os parâmetros produzidos pelo CFESS durante os anos de 2010 a 2017, totalizando sete documentos. Ainda utilizamos diversas bibliografias desenvolvidas e publicadas na área do Serviço Social e de Educação, seja pelo debate sobre a categoria profissional, seja pela discussão da Educação Popular. Nossos resultados estão atrelados ao fato de que há uma convergência entre a Educação Popular e a atuação do Serviço Social. Os documentos analisados também reiteram alguns pressupostos ético-políticos que norteiam a atuação profissional do/a assistente social. Por fim, conclui-se que o reconhecimento por parte da categoria profissional referente à contribuição que a Educação Popular pode exercer e já exerce sob o exercício profissional do/a Assistente Social ainda encontra-se adormecido, necessitando ser despertado, colocado em pauta, fazendo parte dos debates e reflexões suscitados acerca da atuação do/a Assistente Social nos seus mais diversos campos de atuação. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51465 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
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