Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51517
Compartilhe esta página
Título: | As concepções do ensino de arte na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental : Um estudo sobre políticas curriculares |
Autor(es): | Gouveia, Elan Beloni, Scarletty |
Palavras-chave: | Concepções de ensino de Arte; Política curricular; BNCC; Ensino Fundamental |
Data do documento: | 12-Mai-2023 |
Citação: | Beloni, Scarletty C.; Gouveia, Elan P. da S.; Silva, Everson M. A. As concepções do ensino de Arte na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Um estudo sobre políticas curriculares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa visa compreender quais as concepções de ensino de Arte estão presentes na Base Nacional Comum Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental na BNCC. Na exploração do material, foram criados quatro dossiês contendo as seções de interesse para a análise do documento, somando quarenta e oito páginas, sendo (8%) das seiscentas páginas da BNCC. A partir da análise temática sobre os dossiês foi possível identificar a presença das quatro concepções de ensino de Arte na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental. São elas: Arte como Conhecimento (49%); Arte como Técnica (31%); Arte como Expressão (19%); e Arte como Atividade (1%). Apesar da prevalência considerável na BNCC do ensino de Arte como um conhecimento, as habilidades específicas do componente curricular revelam outro lado, valorizando as técnicas artísticas e promovendo a Arte como uma mera ferramenta didático-pedagógica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51517 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Elan Gouveia e Scarletty Beloni.pdf | 333,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons