Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51517

Share on

Title: As concepções do ensino de arte na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental : Um estudo sobre políticas curriculares
Authors: Gouveia, Elan
Beloni, Scarletty
Keywords: Concepções de ensino de Arte; Política curricular; BNCC; Ensino Fundamental
Issue Date: 12-May-2023
Citation: Beloni, Scarletty C.; Gouveia, Elan P. da S.; Silva, Everson M. A. As concepções do ensino de Arte na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Um estudo sobre políticas curriculares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa visa compreender quais as concepções de ensino de Arte estão presentes na Base Nacional Comum Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental na BNCC. Na exploração do material, foram criados quatro dossiês contendo as seções de interesse para a análise do documento, somando quarenta e oito páginas, sendo (8%) das seiscentas páginas da BNCC. A partir da análise temática sobre os dossiês foi possível identificar a presença das quatro concepções de ensino de Arte na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental. São elas: Arte como Conhecimento (49%); Arte como Técnica (31%); Arte como Expressão (19%); e Arte como Atividade (1%). Apesar da prevalência considerável na BNCC do ensino de Arte como um conhecimento, as habilidades específicas do componente curricular revelam outro lado, valorizando as técnicas artísticas e promovendo a Arte como uma mera ferramenta didático-pedagógica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51517
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Elan Gouveia e Scarletty Beloni.pdf333,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons