Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51540

Compartilhe esta página

Título: “O de cima sobe e o de baixo desce”: informalidade, desemprego e pobreza na cidade do Recife em tempos de pandemia e crise do capital
Autor(es): ANDRADE, João Guilherme de
Palavras-chave: Informalidade; Desemprego; Pobreza; Recife; Pandemia; Crise
Data do documento: 11-Mai-2023
Citação: ANDRADE, João Guilherme de. “O de cima sobe e o de baixo desce”: informalidade, desemprego e pobreza na cidade do Recife em tempos de pandemia e crise do capital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta monografia objetiva discutir o trabalho informal, o desemprego, a pobreza e as políticas sociais no âmbito do trabalho e assistência na cidade do Recife no contexto da pandemia do covid-19. Para tanto, a metodologia utilizada parte de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter exploratório, de natureza documental e bibliográfica visando compreender as categorias que cercam o trabalho e a crise capitalista na contemporaneidade. A partir da crítica da economia política, sob o método do materialismo histórico-dialético, afirmamos que a crise social e sanitária que eclodiu com a pandemia em 2020 não é resultado natural ou circunstancial, mas é produto das relações capitalistas na atual fase de acumulação flexível. Frente às condições e relações de precarização do trabalho, a informalidade torna-se regra do mercado trabalho, em contraste ao trabalho formal e protegido, e o seu atrelamento ao crescimento do desemprego e à crescente pobreza é produto do movimento de acumulação e das transformações contemporâneas a partir da reestruturação produtiva e da ofensiva neoliberal. Tais fenômenos, que possuem traços históricos inerentes à formação da ordem burguesa no Recife, revelaram as particularidades do cenário contemporâneo de desproteção e precarização do trabalho. O Estado neoliberal respondeu às demandas postas pela pandemia no âmbito da focalização e da emergência, na contramão de políticas sociais universais e permanentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51540
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOÃO GUILHERME.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons