Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51647
Compartilhe esta página
Título: | Análise linguística no âmbito do PNLD (2002-2020) : mudanças e permanências em critérios, resenhas e no livro didático de língua portuguesa |
Autor(es): | DOURADO, Karla Simone Beserra Cavalcanti |
Palavras-chave: | Análise linguística; Ensino de língua; Livro didático; PNLD |
Data do documento: | 5-Mai-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | DOURADO, Karla Simone Beserra Cavalcanti. Análise linguística no âmbito do PNLD (2002-2020): mudanças e permanências em critérios, resenhas e no livro didático de língua portuguesa. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo objetivou investigar mudanças e permanências no tratamento dado à análise linguística (AL) nos anos finais do ensino fundamental, por meio da análise tanto dos critérios de avaliação e das resenhas das coleções de livros didáticos aprovadas no PNLD (2002-2020), quanto dos exemplares de uma dessas coleções. A investigação foi realizada na perspectiva da Pesquisa Documental e da Análise de Conteúdo Temática. Foram utilizados como objetos de análise os critérios avaliativos e as resenhas das coleções de Livros Didáticos de Português (LDP) aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no período de 2002 a 2020. Também foram objeto de análise os exemplares Tecendo Texto (TT2002) e Tecendo Linguagens (TL2020), os quais foram selecionados considerando-se a quantidade de aprovações no Programa e por terem sido aprovados na primeira e última avaliação. Em relação aos critérios avaliativos, os resultados apontaram para duas ordens: uma focada na abordagem e no tratamento metodológico das coleções e outra na avaliação dos conteúdos selecionados para o ensino. Observou-se, ao longo do tempo, uma desconsideração gradativa dos critérios relacionados à abordagem e ao tratamento metodológico. As resenhas revelaram uma predominância, no período analisado, de obras transmissivas, bem como a presença progressiva de tendências reflexivas (observação e reflexão sobre a língua) e híbridas (transmissão e reflexão). Além disso, constatou-se uma possível influência das fichas de avaliação anteriores sobre os LDPs, direcionando mudanças nas edições subsequentes. No que diz respeito aos conteúdos e propostas didáticas dos LDPs analisados, identificaram-se quatro direções: I) uma mudança gradual na abordagem dos conteúdos em direção a uma perspectiva mais reflexiva; II) uma tendência mais transmissiva substituindo a inovação; III) uma manutenção da perspectiva tradicional com pouca variação na obra; IV) a manutenção de um tratamento mais reflexivo nas edições posteriores da obra. A análise dos conteúdos revelou uma “estabilidade da mudança” em relação ao tratamento da "textualidade" e do "discurso, língua e linguagem", uma vez que ambos foram tratados majoritariamente de forma reflexiva nas duas edições analisadas (2002 e 2020). No caso dos conhecimentos morfológicos e ortográficos, buscou-se desenvolver oportunidades de reflexão, juntamente com a transmissão de regras, em ambas as edições. Quanto aos conhecimentos sintáticos na TL2020, observou-se um processo de “instabilidade da mudança” e “permanência da tradição”: em 2002, os conteúdos não apresentavam excesso de informações gramaticais, enquanto em 2020 o tratamento foi quase exclusivamente transmissivo. Quanto à sistematização, notou-se que na TT2002 esse aspecto era geralmente ausente, enquanto na TL2020 a sistematização foi um elemento presente nas propostas, predominantemente por meio de explanações e anotações de regras e conceitos. Em resumo, esta pesquisa permite compreender que o tratamento da Análise Linguística nos LDPs está em constante mudança, apresentando, em alguns casos, instabilidades das mudanças e, em outros, permanências ou estabilidades, ao longo do tempo. |
Descrição: | DOURADO, Karla Simone Beserra Cavalcanti, também é conhecida em citações bibliográficas por: CAVALCANTI, Karla Simone Beserra. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51647 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Karla Simone Beserra Cavalcanti Dourado.pdf | 7,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons