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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51655
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício | - |
dc.contributor.author | MARQUES, Morgana Marcelly Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T12:02:39Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T12:02:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Morgana Marcelly Costa. Educação emocional para formação humana: sentidos formativos de uma experiência educativa no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51655 | - |
dc.description.abstract | A vulnerabilidade e a crescente dificuldade em lidar com questões emocionais deu origem a inúmeras propostas de Educação Emocional orientadas por uma lógica neoliberal e que tratam o tema de forma superficial e instrumentalizada. O trabalho pedagógico voltado para essa dimensão constitui parte indispensável do processo de Formação Humana e, por isso, deve ser disputada a partir dos pressupostos da multidimensionalidade e da integralidade. O desenvolvimento de uma proposta pedagógica de Educação Emocional voltada para humanização em instituição educacional tecnológica, fortemente marcada pela posição hegemônica do modelo reducionista-cognitivista, indica que é possível ampliar o escopo de atuação pedagógica e resistir à lógica racionalista. Com o propósito dar suporte teórico à investigação do fenômeno da Educação Emocional para Formação Humana foram adotadas a Teoria da Multidimensionalidade (RÖHR, 2013), associada à concepção de inter-humano (BUBER, 1982) e a proposta de Educação Emocional (CASASSUS, 2009), numa perspectiva de Formação Humana (RÖHR, 2011b; BUBER, 2011). O estudo tem como objetivo geral compreender aspectos da Educação Emocional para Formação Humana em uma disciplina de relações interpessoais, em um curso tecnológico de um Instituto Federal pernambucano. Objetiva-se, especificamente, apresentar o Estado da Arte da pesquisa produzida sobre Educação Emocional articulada à perspectiva da Formação Humana no período de 1998 a 2019 no contexto da pós-graduação brasileira; analisar aspectos práticos da Educação Emocional para Formação Humana em uma turma do componente curricular de Relações Interpessoais do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPE - Campus Recife, a partir de relatos dos estudantes e da observação participante da pesquisadora; e desvelar sentidos formativos que contribuam para a perspectiva de Educação Emocional para Formação Humana. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, realizada com estudantes do componente de Relações Interpessoais Socioambientais, ministradas no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Tecnológico de Pernambuco-Campus Recife. A construção dos dados da pesquisa de campo se deu por meio da observação participante, ancorada no diário da pesquisadora, e da análise fenomenológica dos exercícios reflexivos e relatos dos estudantes sobre as contribuições da disciplina. Dentre os achados do estudo, o levantamento do Estado da Arte apontou um campo a ser desbravado, situando a Educação Emocional para Formação Humana como um foco de resistência, que depende de novas pesquisas que apliquem seus pressupostos teóricos para contribuir com a área e com o processo de humanização dos indivíduos. A rede de significados, construída numa perspectiva multidimensional, apontou a inconsciência emocional, a experiência relacional, a consciência emocional e a compreensão emocional como tópicos abrangentes constitutivos da estrutura do fenômeno. Os sentidos formativos apontaram que o encontro pedagógico, ancorado numa relação de crescimento mútuo, favoreceu a aproximação dos indivíduos das perspectivas da integralidade e da intersubjetividade. A Educação Emocional para Formação Humana expressou seu potencial para resgate de nossa humanidade por meio da integração emocional multidimensional, orientada por um sentido de vida a serviço do mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da pessoa humana | pt_BR |
dc.subject | Curso de formação de tecnólogos | pt_BR |
dc.title | Educação emocional para formação humana : sentidos formativos de uma experiência educativa no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7145829265519703 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7596954578610486 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Vulnerability and the growing difficulty in dealing with emotional issues gave rise to numerous proposals for Emotional Education guided by a neoliberal logic which treats the subject in a superficial and instrumentalized way. The pedagogical work focused on this dimension is an indispensable part of the Human Education process and, therefore, must be disputed based on the assumptions of multidimensionality and integrality. The development of a pedagogical proposal for Emotional Education aimed at humanization in a technological educational institution, strongly marked by the hegemonic position of the reductionist-cognitivist model, indicates that it is possible to expand the scope of pedagogical action and resist rationalistic logic. With the purpose of giving theoretical support to the investigation of the phenomenon of Emotional Education for Human Formation, the Theory of Multidimensionality (RÖHR, 2013) was associated with the conception of inter-human (BUBER, 1982) and the proposal of Emotional Education (CASASSUS, 2009) from a Human Formation perspective (RÖHR, 2011b; BUBER, 2011). The general objective of the study is to perceive aspects of Emotional Education for Human Formation in the subject Interpersonal Relationships, taught in a technological course of a Federal Institute of Pernambuco. The objective is, specifically, to present the State of the Art of the research produced on Emotional Education articulated to the perspective of Human Formation in the period from 1998 to 2019 in the context of brazilian postgraduate studies; to analyze practical aspects of Emotional Education for Human Formation in a class taking the curricular component Interpersonal Relationships for the Environmental Management Technology Course at IFPE - Campus Recife, based on students' reports and the researcher's participant observation; and unveil formative meanings that contribute to the perspective of Emotional Education for Human Formation. This is an exploratory, qualitative research, carried out with students of the Socio-Environmental Interpersonal Relationship component, taught in the Environmental Management Technological course at the Instituto Federal Tecnológico de Pernambuco-Campus Recife. The construction of field research data took place through participant observation, anchored in the researcher's diary, and the phenomenological analysis of reflective exercises and student reports on the contributions of the subject. Among the findings of the study, the State of the Art research triggered a field to be explored, spotting Emotional Education for Human Formation as a focus of resistance, which depends on new research that applies its theoretical studies to contribute to the area and to the process of humanization of individuals. The meanings’ network, built in a multidimensional perspective, pointed to emotional unconsciousness, relational experience, emotional awareness and emotional comprehension as abragents topics constituting the structure of the phenomenon. The formative meanings pointed out that the pedagogical work, anchored in a relationship of mutual growth, favored the approximation of individuals to the perspectives of integrality and intersubjectivity. Emotional Education for Human Formation expressed its potential to rescue our humanity through multidimensional emotional integration, guided by a sense of life in service to the world. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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