Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51662

Share on

Title: Caracterização da matéria-prima e otimização do processo fermentativo de leveduras comerciais na produção de hidromel
Authors: SILVA, Rayssa Karla
Keywords: Mel; Bebidas alcóolicas; Fermentação; Protocolo de fermentação
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Rayssa Karla. Caracterização da matéria-prima e otimização do processo fermentativo de leveduras comerciais na produção de hidromel. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Hidromel é uma bebida alcoólica obtida através da fermentação de uma solução de mel de abelha, conhecida como uma das primeiras bebidas alcoólicas já produzida pela humanidade. Apesar de antiga e possuir um processo de produção relativamente simples, essa bebida enfrenta alguns entraves de produção que tornam seu processo fermentativo lento e suscetível a diversos problemas. A variação das características da matéria-prima, a falta de uma linhagem adequada e a escassez de nutrientes essenciais, fazem com que o processo seja oneroso para os produtores. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as principais características do processo, desde a caracterização da matéria-prima até a seleção de uma linhagem de levedura adequada, com o intuito de desenvolver um protocolo de produção adequado. Para isso, foram realizadas análises físico-químicas para avaliar as características dos méis do Sertão e Agreste de Pernambuco, e ensaios com linhagens de levedura comerciais para avaliar a mais adequada. Foi observado que os méis possuem propriedades interessantes, com alto potencial antioxidante e alto teor proteico, que pode proporcionar uma melhor fermentação devido a necessidade da levedura por fontes nitrogenadas para completar a fermentação. Dentre as linhagens testadas, a levedura industrial Saccharomyces cerevisiae JP1 se mostrou a melhor na velocidade de atenuação dos carboidratos. Apesar de iniciais, os estudos se mostram promissores para desenvolver um protocolo de produção adequado às características inerentes da matéria-prima.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51662
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Rayssa Karla Silva.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons