Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51668
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JANUÁRIO, Soraya Maria Bernardino Barreto | - |
dc.contributor.author | LIMA, Marianne Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-27T16:11:51Z | - |
dc.date.available | 2023-07-27T16:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marianne Fernandes de. E não sou eu uma cientista?: análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018). 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51668 | - |
dc.description.abstract | O estudo de Biologia, assim como a Educação em Direitos Humanos, nas salas de aula, não se encontra isolado das atividades e práticas sociais; apresenta-se de forma interligada e influencia e sofre influência da sociedade na qual se encontra inserido. No ano de 2018, o Ensino de Biologia, foi encarregado, pelo Plano Curricular Nacional para o Ensino Médio do Brasil (PCNEM), da responsabilidade de ser a única disciplina que aborda “questões de gênero, as expressões da sexualidade [...]” (p. 38), objetivando distinguir um posicionamento isento. Desta maneira, tornou-se imprescindível o diálogo acerca das problemáticas de gênero no Ensino de Biologia. Com efeito, o objetivo geral desse estudo abarca a (re) significação dos sentidos do conceito de Gênero no Ensino de Biologia para além das lentes biologizantes. Para isso, a presente pesquisa objetiva analisar os Livros Didáticos (LD) de Biologia para o Ensino Médio, na perspectiva da disparidade da reprodução do discurso sexista. A proposta se detém na análise do con- ceito de gênero à luz de teóricas dos estudos de Gênero tais como Scott (1989), Nicholson (2000) e Butler (2003) presentes nestes livros didáticos. Para a metodologia empregada nesta pesquisa foram procedimentos de análises de conteúdo seguindo a orientação de Bardin (2007) nos quais a categoria gênero é o referencial. Por conse- quência, este trabalho almeja a obtenção de dados em relação aos conteúdos pre- sentes em livros didáticos (LD) de Biologia para o Ensino Médio no que tange a questões de gênero, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fin- cada nos valores dos Direitos Humanos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Gênero e Ciência | pt_BR |
dc.title | E não sou eu uma cientista? : análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5742947303313762 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445751629301499 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direitos Humanos | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of Biology, as well as Human Rights Education, in classrooms, is not isolat- ed from social activities and practices; it presents itself in an interconnected way and influences and is influenced by the society in which it is inserted. In 2018, Biology Teaching was charged, by the National Curricular Plan for Secondary Education in Brazil (PCNEM), with the responsibility of being the unique discipline that addresses “gender issues, the expressions of sexuality [...]” ( p. 38), aiming to distinguish an ex- empt, well-founded position from pure prejudice or taboos. In this way, dialogue about gender issues in Biology Teaching has become essential. Indeed, the general objec- tive of this study encompasses the (re)signification of the meanings of the concept of Gender in Biology Teaching beyond the biologizing lens. For this, the present research aims to analyze Biology Textbooks (LD) for High School, from the perspective of the disparity in the reproduction of sexist discourse. The proposal focuses on the analysis of the concept of gender in the light of contemporary theorists of gender studies such as Scott (1989) and Nicholson (2000) present in these textbooks. The methodology used in this research of procedures was content analysis following Bardin’s (2007) guidelines, the category of genre is the reference. Consequently, this work aims at the equality of data analysis in relation to the contents of high school (LD) of High School textbooks, for the construction of a society based on the Human Rights values. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marianne Fernandes de Lima.pdf | 6,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons