Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51668

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJANUÁRIO, Soraya Maria Bernardino Barreto-
dc.contributor.authorLIMA, Marianne Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-07-27T16:11:51Z-
dc.date.available2023-07-27T16:11:51Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.citationLIMA, Marianne Fernandes de. E não sou eu uma cientista?: análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018). 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51668-
dc.description.abstractO estudo de Biologia, assim como a Educação em Direitos Humanos, nas salas de aula, não se encontra isolado das atividades e práticas sociais; apresenta-se de forma interligada e influencia e sofre influência da sociedade na qual se encontra inserido. No ano de 2018, o Ensino de Biologia, foi encarregado, pelo Plano Curricular Nacional para o Ensino Médio do Brasil (PCNEM), da responsabilidade de ser a única disciplina que aborda “questões de gênero, as expressões da sexualidade [...]” (p. 38), objetivando distinguir um posicionamento isento. Desta maneira, tornou-se imprescindível o diálogo acerca das problemáticas de gênero no Ensino de Biologia. Com efeito, o objetivo geral desse estudo abarca a (re) significação dos sentidos do conceito de Gênero no Ensino de Biologia para além das lentes biologizantes. Para isso, a presente pesquisa objetiva analisar os Livros Didáticos (LD) de Biologia para o Ensino Médio, na perspectiva da disparidade da reprodução do discurso sexista. A proposta se detém na análise do con- ceito de gênero à luz de teóricas dos estudos de Gênero tais como Scott (1989), Nicholson (2000) e Butler (2003) presentes nestes livros didáticos. Para a metodologia empregada nesta pesquisa foram procedimentos de análises de conteúdo seguindo a orientação de Bardin (2007) nos quais a categoria gênero é o referencial. Por conse- quência, este trabalho almeja a obtenção de dados em relação aos conteúdos pre- sentes em livros didáticos (LD) de Biologia para o Ensino Médio no que tange a questões de gênero, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fin- cada nos valores dos Direitos Humanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectGênero e Ciênciapt_BR
dc.titleE não sou eu uma cientista? : análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5742947303313762pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445751629301499pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThe study of Biology, as well as Human Rights Education, in classrooms, is not isolat- ed from social activities and practices; it presents itself in an interconnected way and influences and is influenced by the society in which it is inserted. In 2018, Biology Teaching was charged, by the National Curricular Plan for Secondary Education in Brazil (PCNEM), with the responsibility of being the unique discipline that addresses “gender issues, the expressions of sexuality [...]” ( p. 38), aiming to distinguish an ex- empt, well-founded position from pure prejudice or taboos. In this way, dialogue about gender issues in Biology Teaching has become essential. Indeed, the general objec- tive of this study encompasses the (re)signification of the meanings of the concept of Gender in Biology Teaching beyond the biologizing lens. For this, the present research aims to analyze Biology Textbooks (LD) for High School, from the perspective of the disparity in the reproduction of sexist discourse. The proposal focuses on the analysis of the concept of gender in the light of contemporary theorists of gender studies such as Scott (1989) and Nicholson (2000) present in these textbooks. The methodology used in this research of procedures was content analysis following Bardin’s (2007) guidelines, the category of genre is the reference. Consequently, this work aims at the equality of data analysis in relation to the contents of high school (LD) of High School textbooks, for the construction of a society based on the Human Rights values.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marianne Fernandes de Lima.pdf6,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons