Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51668

Compartilhe esta página

Título: E não sou eu uma cientista? : análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018)
Autor(es): LIMA, Marianne Fernandes de
Palavras-chave: Ensino de Biologia; Gênero; Livros Didáticos; Gênero e Ciência
Data do documento: 5-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Marianne Fernandes de. E não sou eu uma cientista?: análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018). 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O estudo de Biologia, assim como a Educação em Direitos Humanos, nas salas de aula, não se encontra isolado das atividades e práticas sociais; apresenta-se de forma interligada e influencia e sofre influência da sociedade na qual se encontra inserido. No ano de 2018, o Ensino de Biologia, foi encarregado, pelo Plano Curricular Nacional para o Ensino Médio do Brasil (PCNEM), da responsabilidade de ser a única disciplina que aborda “questões de gênero, as expressões da sexualidade [...]” (p. 38), objetivando distinguir um posicionamento isento. Desta maneira, tornou-se imprescindível o diálogo acerca das problemáticas de gênero no Ensino de Biologia. Com efeito, o objetivo geral desse estudo abarca a (re) significação dos sentidos do conceito de Gênero no Ensino de Biologia para além das lentes biologizantes. Para isso, a presente pesquisa objetiva analisar os Livros Didáticos (LD) de Biologia para o Ensino Médio, na perspectiva da disparidade da reprodução do discurso sexista. A proposta se detém na análise do con- ceito de gênero à luz de teóricas dos estudos de Gênero tais como Scott (1989), Nicholson (2000) e Butler (2003) presentes nestes livros didáticos. Para a metodologia empregada nesta pesquisa foram procedimentos de análises de conteúdo seguindo a orientação de Bardin (2007) nos quais a categoria gênero é o referencial. Por conse- quência, este trabalho almeja a obtenção de dados em relação aos conteúdos pre- sentes em livros didáticos (LD) de Biologia para o Ensino Médio no que tange a questões de gênero, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fin- cada nos valores dos Direitos Humanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51668
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marianne Fernandes de Lima.pdf6,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons