Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51680
Compartilhe esta página
Título: | As mediações cultural e de leitura da literatura LGBTQIA+ |
Autor(es): | SILVA, Paulo Sérgio Queiroz da |
Palavras-chave: | Bibliotecas; Mediação cultural; Mediação de leitura literária; Literatura LGBTQIA+; Diversidade LGBTQIA+ |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Citação: | SILVA, Paulo Sérgio Queiroz da. As mediações cultural e de leitura da literatura LGBTQIA+. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este estudo traz, como aporte teórico ao seu desenvolvimento, algumas considerações acerca da mediação cultura, da literatura e da leitura literária como formas possíveis de acontecimentos a experienciar e vivenciar nas unidades socioculturais e informacionais: as bibliotecas. Nesse tocante, dentre as reflexões de autoras e de autores, destacam-se as contribuições de Freire (1989), Martins (2004), Castrillón (2011) e Aguiar (2014) acerca das percepções da leitura, em específico da leitura literária, bem como as significações humanizantes da literatura enquanto direito social, na perspectiva de Candido (2014) e nas reflexões de Cosson (2020). Ademais, corroboram com este estudo as reflexões teórico-práticas acerca da mediação cultural com Martins (2021), da mediação de leitura da literatura com Pinto (2017), com Reyes (2014) e Cavalcante; Queiroz; Sousa (2020), bem como acerca dos discursos sócio-histórico, cultural e político no que concerne à sexualidade e às expressões de gênero com as perspectivas de Louro (1997; 1999), Foucault (2014), Connell (2016), Scott 2017), Cosme (2021). A literatura enquanto produção epistemológica do conhecimento e a literatura LGBTQIA+ enquanto ficção artística recebem reflexões a partir das relações dialógicas que mantêm com as mediações culturais e de leitura literária. Nesse processo de mediações, o desenvolvimento metodológico se configura como teórico, bibliográfico e de caráter exploratório, os quais corroboraram à compreensão e à organização desta pesquisa. Ademais, o presente estudo reconhece que falta desenvolver mais projetos de mediações cultural e de leitura da literatura LGBTQIA+ nas bibliotecas, assim como em outras unidades socioculturais e informacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51680 |
Aparece nas coleções: | TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Paulo Sérgio Queiroz da Silva.pdf.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons