Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51691

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorSILVA, Luan Kelwyny Thaywã Marques da-
dc.date.accessioned2023-07-31T13:11:50Z-
dc.date.available2023-07-31T13:11:50Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2023-07-31-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51691-
dc.description.abstractAs Ciências Naturais compreendem uma área bastante ampla do conhecimento, e com isso, é natural que alguns deles não sejam trabalhados ou trabalhados de maneira pouco satisfatória. No contexto educacional a temática relacionada às espécies exóticas e invasoras é de grande importância, porém representa um pequeno déficit no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que poucos saberes sobre essas espécies são de fato trabalhados. Tendo essas espécies uma ampla distribuição ao longo do país, abordar isso nas aulas de ciências e biologia é de extrema importância, visto que podem gerar um grande impacto na biodiversidade, e, além disso, determinadas espécies podem atuar ainda como vetores de algumas doenças. Já é de conhecimento científico que metodologias alternativas às aulas tradicionais podem impactar positivamente na prática pedagógica, permitindo trabalhar conteúdos mais densos de maneira mais leve. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo propor um RPG como recurso didático para se trabalhar as espécies exóticas e invasoras, além de realizar um levantamento das informações trazidas sobre essas espécies nos livros didáticos de Biologia. Nos livros didáticos, foram analisadas quais espécies eram abordadas, bem como os conteúdos a elas relacionados. Esses conteúdos foram sintetizados e serviram para montar um contexto para o jogo. Em adição aos dados vistos nos livros didáticos, a Plataforma Hórus foi consultada para buscar mais espécies e informações para fundamentar o jogo. Para melhor ambientar o jogo, foram criados: um mapa no estilo de RPG tradicional na plataforma Inkarnate servindo como base para o jogo; um folder na plataforma Canva com uma breve história visando contextualizar o jogador; um guia que substitui o tradicional livro do mestre; e um website dedicado ao jogo na plataforma Wix. A partir disso, no folder desenvolvido para ser trabalhado no início do jogo, estão as instruções sobre a dinâmica do jogo, bem como alguns fatos históricos sobre as espécies exóticas e invasoras. Ao longo do mapa desenvolvido, há diferentes ecossistemas onde os jogadores poderão interagir com diferentes espécies incorporadas ao RPG, e por fim, o website foi criado de modo a tornar o jogo acessível de qualquer lugar, onde é possível baixar os arquivos para se jogar no modo tradicional ou jogar online, se adequando a diferentes cenários educacionais e visando uma melhor experiência no processo de aprendizagem. Com isso, relacionando os conteúdos abordados ao longo do jogo, algumas lacunas do conhecimento sobre essas espécies, bem como a importância do manejo adequado, monitoramento e a distribuição delas ao longo do país podem ser melhor compreendido. E dessa forma, espera-se que o jogo proposto possa caracterizar um recurso viável e acessível, de modo que possa ser aplicado no âmbito educacional e melhorar o entendimento sobre essas espécies, contribuindo para a diminuição das lacunas que essa temática possui.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleProposta de um role-playing game (RPG) como recurso didático para trabalhar espécies exóticas e invasoraspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLattesCV: http://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxThe Natural Sciences comprise a very wide area of knowledge, and with that, it is natural that some of them are not worked or worked in an unsatisfactory way. In the educational context, the theme related to exotic and invasive species is of great importance, but it represents a small deficit in the teaching-learning process, since little knowledge about these species is actually worked on. As these species are widely distributed throughout the country, addressing this in science and biology classes is extremely important, as they can have a great impact on biodiversity, and, in addition, certain species can even act as vectors of some diseases. It is scientific knowledge that alternative methodologies to traditional classes can have a positive impact on pedagogical practice, allowing denser content to be worked on in a lighter way. Based on this assumption, this study aimed to propose an RPG as a didactic resource to work with exotic and invasive species, in addition to carrying out a survey of information brought about these species in Biology textbooks. In textbooks, we analyzed which species were addressed, as well as the contents related to them. These contents were synthesized and served to build a context for the game. In addition to the data seen in textbooks, Platform Horus was consulted to seek more species and information to support the game. To better set up the game, the following were created: a map in the traditional RPG style on the Inkarnate platform serving as the basis for the game; a folder on the Canva platform with a brief history to contextualize the player; a guide that replaces the traditional master's book; and a website dedicated to the game on the Wix platform. From there, in the folder developed to be worked on at the beginning of the game, there are instructions about the game's dynamics, as well as some historical facts about exotic and invasive species. Along the developed map, there are different ecosystems where players can interact with different species incorporated into the RPG, and finally, the website was created in order to make the game accessible from anywhere, where you can download the files to play on the traditional mode or online play, adapting to different educational scenarios and aiming at a better experience in the learning process. Thus, relating the contents covered throughout the game, some gaps in knowledge about these species, as well as the importance of proper management, monitoring and their distribution throughout the country can be better understood. Thus, it is expected that the proposed game can characterize a viable and accessible resource, so that it can be applied in the educational field and improve the understanding of these species, contributing to the reduction of gaps that this theme has.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Luan Kelwyny Thaywã Marques da (1).pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons