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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51691

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Title: Proposta de um role-playing game (RPG) como recurso didático para trabalhar espécies exóticas e invasoras
Authors: SILVA, Luan Kelwyny Thaywã Marques da
Keywords: Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Jogos pedagógicos
Issue Date: 16-Dec-2021
Citation: .
Abstract: As Ciências Naturais compreendem uma área bastante ampla do conhecimento, e com isso, é natural que alguns deles não sejam trabalhados ou trabalhados de maneira pouco satisfatória. No contexto educacional a temática relacionada às espécies exóticas e invasoras é de grande importância, porém representa um pequeno déficit no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que poucos saberes sobre essas espécies são de fato trabalhados. Tendo essas espécies uma ampla distribuição ao longo do país, abordar isso nas aulas de ciências e biologia é de extrema importância, visto que podem gerar um grande impacto na biodiversidade, e, além disso, determinadas espécies podem atuar ainda como vetores de algumas doenças. Já é de conhecimento científico que metodologias alternativas às aulas tradicionais podem impactar positivamente na prática pedagógica, permitindo trabalhar conteúdos mais densos de maneira mais leve. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho teve como objetivo propor um RPG como recurso didático para se trabalhar as espécies exóticas e invasoras, além de realizar um levantamento das informações trazidas sobre essas espécies nos livros didáticos de Biologia. Nos livros didáticos, foram analisadas quais espécies eram abordadas, bem como os conteúdos a elas relacionados. Esses conteúdos foram sintetizados e serviram para montar um contexto para o jogo. Em adição aos dados vistos nos livros didáticos, a Plataforma Hórus foi consultada para buscar mais espécies e informações para fundamentar o jogo. Para melhor ambientar o jogo, foram criados: um mapa no estilo de RPG tradicional na plataforma Inkarnate servindo como base para o jogo; um folder na plataforma Canva com uma breve história visando contextualizar o jogador; um guia que substitui o tradicional livro do mestre; e um website dedicado ao jogo na plataforma Wix. A partir disso, no folder desenvolvido para ser trabalhado no início do jogo, estão as instruções sobre a dinâmica do jogo, bem como alguns fatos históricos sobre as espécies exóticas e invasoras. Ao longo do mapa desenvolvido, há diferentes ecossistemas onde os jogadores poderão interagir com diferentes espécies incorporadas ao RPG, e por fim, o website foi criado de modo a tornar o jogo acessível de qualquer lugar, onde é possível baixar os arquivos para se jogar no modo tradicional ou jogar online, se adequando a diferentes cenários educacionais e visando uma melhor experiência no processo de aprendizagem. Com isso, relacionando os conteúdos abordados ao longo do jogo, algumas lacunas do conhecimento sobre essas espécies, bem como a importância do manejo adequado, monitoramento e a distribuição delas ao longo do país podem ser melhor compreendido. E dessa forma, espera-se que o jogo proposto possa caracterizar um recurso viável e acessível, de modo que possa ser aplicado no âmbito educacional e melhorar o entendimento sobre essas espécies, contribuindo para a diminuição das lacunas que essa temática possui.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51691
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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